quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Família de garoto morto em perseguição da PM envia carta e pede Justiça


Família de garoto morto em perseguição da PM envia carta e pede Justiça

A população do município de Altos se mobiliza e pede Justiça pela morte do garoto Gustavo de Jesus Oliveira, de apenas 5 anos, que teve o pulmão e coração perfurados após ser atingido com um disparo de arma de fogo. A vítima comemorava o aniversário do irmão de dois anos e brincava com outras crianças na porta de casa quando foi alvejada, no último dia (15).


Familiares e amigos se reúnem na tarde desta quinta-feira (21), às 16h, no cemitério de Altos e  saem em caminhada e pelas principais ruas da cidade. 

O soldado Jarbas Aurélio Pires Moraes, apontado como autor do disparo acidental, já se apresentou à Corregedoria da Polícia Militar que apura se o tiro partiu da arma do policial ou dos acusados. O soldado estava em perseguição a dois bandidos que fugiam em uma motocicleta. 

José adilson de Oliveira, pai da criança, revela que não tem dúvidas de onde o disparo foi efetuado e conta que várias testemunhas presenciaram o fato. "Tem muita gente que viu, que já estava saindo do aniversário. O bandido passou correndo sem arma e depois o soldado veio atrás. Foram três tiros e um atingiu meu filho. Fomos informados que já existem processos contra este policial e queremos Justiça. A Polícia não pode atirar no meio da rua. Estamos sofrendo muito", disse o pai do pequeno Gustavo. 

Após o fato, o soldado Jarbas Aurélio foi transferido de Altos para Teresina numa medida cautelar e ficará lotado no 8º BPM, porém afastado das atividades até que seja concluído o inquérito. O prazo é de 40 dias, prorrogáveis por mais 20.

Comovidos com a morte do garoto, familiares escreveram uma carta onde relatam os sonhos do garoto e o anseio por Justiça. 


Confira a carta


"Meu Deus tenha compaixão do meu sofrimento, me conforta, enxuga as minhas lágrimas, transforma a minha dor em esperança; esperança de ver a justiça acontecer, esperança de um dia poder dizer que tenho orgulho de ser brasileira.

Até quando meu Deus até quando vamos ter que conviver com essa insegurança, que tomou conta de nossa cidade, nossa querida Altos de João de Paiva; que no dia 15 de Novembro de 2013 chorou e ainda chora pela morte de nosso querido Gustavo, uma criança que tinha uma vida inteira pela frente, que dizia: Quando eu crescer vou ser Doutor (vaqueiro). Meu vaqueirinho foi para perto de Deus e nos deixou. A saudade é tão grande que dói, dói como se fosse uma bala rasgando o peito, uma bala que se não fosse por imprudência e despreparo de um Estado tão corrupto que se omite; que fecha os olhos e que sempre dá um jeitinho de não resolver as coisas como devem ser resolvidas; talvez o policial que tirou a vida do meu pequeno Gustavo nem estivesse atuando nas ruas.

É preciso lutar por justiça, não podemos deixar que o culpado pela morte do meu sobrinho fique impune, queremos uma resposta do Estado, que não seja mais um processo a ser engavetado, convivemos com tanta injustiça, com tanta impunidade que nem sei mais se acredito na justiça dos homens. Acredito na justiça de Deus, essa sim tarda mas não falha.

Mas mesmo não acreditando na justiça dos homens, quero pedir ao Senhor Secretário de Segurança, que não cruze os braços diante de tamanha tragédia. Trabalhe Secretário, trabalhe por mais Segurança e por justiça; para que outros inocentes não sejam vitimas de policiais tão irresponsáveis e despreparados".

Carta enviada da família


fonte cidadeverde.com