Seca: 94% dos municípios do PI vivem situação de emergência
Número de cidades com decreto subiu para 211 nos últimos dias. "Se não chover, a situação vai ficar crítica", diz diretor
Subiu para 211 o número de municípios do Piauí em emergência por conta da seca, o correspondente a 94% de todo o Estado. Com isso, apenas 13 cidades do Estado não estão oficialmente com a situação anormal reconhecida por decreto.
Reprodução/TV Cidade Verde
Na última quarta-feira (20), o governador Wilson Martins (PSB) assinou decreto reconhecendo emergência em 204 municípios. De acordo com a Defesa Civil, isso é necessário por conta de municípios com decreto vencido.
Jerry Hebert, diretor de unidade da Defesa Civil do Piauí, informou ao Cidadeverde.com que hoje são 300 carros-pipa só da Defesa Civil em ação no interior do Estado. O número cresceu em função do aumento da distância para se buscar água, que passa a ficar cada vez mais rara.
Régis Falcão/CCom
A Defesa Civil também tem aumentado a perfuração de poços. Porém, o volume dos mesmos já começa a diminuir. "Se não chover, a situação vai ficar crítica. Até mesmos os poços já estão entrando em colapso de tanto você pegar água", diz Jerry Hebert.
Apesar das chuvas terem começado a aparecer, elas ainda são tímidas, de baixa intensidade. "Andou chovendo há alguns dias em algumas cidades da região de São Raimundo Nonato. Mas essas chuvas não chegaram nem a acumular água para o consumo animal", acrescenta o diretor da Defesa Civil.
fonte cidadeverde.com