segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Clima seco deve continuar com temperatura de 38ºC


Clima seco deve continuar com temperatura de 38ºC

Com a baixa umidade do ar, é comum ocorrer sangramento no nariz e garganta ressecada

A previsão para os próximos dias é de altas temperaturas, tempo seco e baixa umidade do ar. Segundo a meteorologia Sônia Feitosa, os termômetros devem marcar até 38°C em praticamente todo o Piauí, com incidência maior na região Norte e Centro Sul do Estado. Já na região Sul, a umidade estará um pouco mais amena. 
“O quadro de temperatura está muito elevado, aproximadamente 30% da umidade relativa do ar. Em Teresina, a umidade também deve permanecer nessa média”, disse Sônia Feitosa. 
Algumas pessoas já devem ter notado que os dias amanhecem com pouca ou praticamente nenhuma nuvem no céu. De acordo com a meteorologista, isso significa que as madrugadas são mais frias, pois o calor é dissipado mais rapidamente. “Na madrugada é mais frio, mas, ao longo do dia, promete ser bem quente, porque não tem as nuvens como uma forma de barrar a incidência do sol”, explica. 
Sônia Feitosa afirma que os próximos três dias deverão ser bastante secos, com altas temperaturas e baixa umidade. Somente no extremo Sul do Piauí, nos limites entre os estados de Pernambuco e da Bahia, as temperaturas estarão mais baixas e há perspectivas de ocorrer chuviscos em áreas isoladas. “As chuvas não devem ser agora, mas podem acontecer daqui uns cinco dias”, pontua. 
E por conta dessas altas temperaturas e clima seco, muitas pessoas têm sentido algumas sintomas do mau tempo, como garganta ressecada e sangramentos no nariz. O médico otorrinolaringologista Flávio Santos explica que essas reações são comuns nesse período do ano, e acomete, em especial, crianças e idosos. “O aparelho respiratório sente muito, aumentando a incidência de rinite, sinusite, causando o sangramento nos nariz e desconforto. O ar rarefeito não entra com a umidade adequada e acaba rompendo os vasos”, disse o otorrino Flávio Santos, recomendando que, nesses casos, a pessoa deve procurar atendimento de um especialista para buscar o tratamento adequado. 
Outro problema causado pelo tempo seco e baixa umidade do ar é a garganta ressecada, provocando incômodo e desconforto. Flávio Santos é bem pontual quando se refere ao tratamento. “O remédio é água. Ingerir bastante líquido como sucos e refrigerante. Para as nossas condições climáticas não há remédio, então temos que saber lidar com ela”, disse. 
As crianças e idosos são os que mais sofrem com essa mudança climática. “Como as crianças não sabem dizer o que estão sentindo, e os idosos também não informam, é importante oferecer água mesmo que eles não peçam. As pessoas devem ingerir líquido mesmo que não sintam sede, inclusive quem fica em locais com ar- -condicionado”, indica.
Para amenizar o tempo seco, as pessoas devem fazer uso de umidificadores de ar em quartos ou locais que permaneçam por um longo período. Para aliviar o ressecamento no nariz, o otorrino recomenda a utilização de hidratante nasal, encontrado em farmácias. Quem pratica esporte deve ficar atento aos horários e deve realizar as atividades no início da manhã ou no final da tarde, evitando os horários de 8h às 18h.

fonte portal o dia