segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Empresas apostam em seleção pela internet


Empresas apostam em seleção pela internet

Redes sociais são usadas para contratação de funcionários por 83% das melhores empresas.

As redes sociais já não são espaço apenas para entreter o usuário, o mercado de trabalho também se apropriou dessa plataforma onde é possível encontrar candidatos em potencial, com perfis diferentes ao alcance de um clique. O Great Place to Work, instituição que realiza uma das pesquisas mais completas sobre as melhores empresas para trabalhar, ouviu 1.276 empresas e concluiu que 83% dela já contratam funcionários através das redes sociais no Brasil.
De acordo com os dados da 18ª edição da pesquisa feita pelo Great Place to Work, 39% das empresas consultadas na pesquisa usaram o LinkedIn para atrair talentos, outra parcela de 36% dos entrevistados tiveram o mesmo objetivo ao usar o Facebook. Essa é a maior pesquisa global de avaliação do índice de confiança dos funcionários em relação ao ambiente de trabalho e análise de práticas de gestão de pessoas.
Para Bruno Mendonça, gerente da área de Conteúdo do Great Place to Work no Brasil, 82% das empresas premiadas utilizam as redes sociais para promover a marca empregadora, ou seja, para divulgar vagas e atrair talentos, principalmente jovens. O Great Place to Work desenvolve a pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar” em 53 países, envolvendo organizações da América do Norte, América Latina, Europa, África, Oceania e Ásia. No mundo, a análise criteriosa de ambientes corporativos compreende 6.200 empresas, representando mais de 12 milhões de colaboradores.
A tendência mundial é confirmada pela psicóloga Gabriela Mesquita, especialista em gestão de pessoas. No mercado piauiense, ela aponta que as empresas dos mais diferentes segmentos já apostam nas redes sociais como ferramenta para encontrar novos profissionais e divulgar vagas de emprego. “Trabalho há nove anos com gestão, recrutamento e seleção de pessoas e observo que as empresas estão cada vez mais sensíveis ao contato próximo que as redes sociais oferecem”, destaca.
A psicóloga, que presta consultoria em Recursos Humanos para várias empresas da capital, entende que os empresários estão mais preocupados com o perfil dos empregados. “A maioria dos problemas das empresas hoje é relacionamento. Já tive experiências nas empresas que atendi onde um treinamento, uma readequação, resolveu problemas crônicos. Os empresários estão mais preocupados e conscientes que o lado humano das empresas também merece atenção especial”, constata Gabriele Mesquita. 
fonte portal o dia