Lançada campanha que defende mudança na escolha de conselheiro do TCE
Será lançada nesta segunda-feira (15), no auditório do Sebrae-PI, a campanha Conselheiro Cidadão, que defende a escolha dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado por meio de caráter técnico, não político.
"O movimento nasceu da sociedade. O que há de positivo é um processo mais transparente de escolha, com imparcialidade. A pessoa que assume o cargo de editor de contas tem que ser muito bem escolhido e preparado, para ter um controle mais efetivo dos gastos públicos", considera o auditor fiscal de controle externo do TCE, Paulo Castelo Branco.
No próximo dia 30, será encerrado o mandato do conselheiro Anfrísio Lobão. A campanha já conta com mais de 30 entidades, entre elas a OAB e o Ministério Público.
"Qualquer cidadão pode ser conselheiro do TCE, desde que siga os critérios exigidos para o cargo, como reputação ilibada, notórios saberes jurídicos, experiência administrativa e financeira comprovadas", completa o auditor, em entrevista ao Notícia da Manhã.
Durante o lançamento, será apresentado o manifesto da campanha que enumera pontos defendidos pelo movimento e alerta a população sobre a necessidade do debate.