quinta-feira, 21 de maio de 2015

Mesmo com protesto de baianos, Felipe Mendes assume Codevasf


Mesmo com protesto de baianos, Felipe Mendes assume Codevasf

Disputa, contudo, foi precedida de uma intensa queda de braço entre petistas e pepistas do Nordeste


Sob a indicação do senador Ciro Nogueira (PP), o economista piauiense Felipe Mendes de Oliveira, assumiu, no fim da tarde desta quinta-feira (21), o cargo de presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). A cerimônia ocorreu no Gabinete do Ministro da Integração Nacional (MI), Gilberto Occhi. Os baianos queriam indicar um nome para a direção da companhia e protestaram. 
Posse foi prestigiada por políticos do Estado Foto: Ascom parlamentar
Para o senador, Felipe Mendes é um técnico reconhecido em todo o país pelo trabalho que já desenvolveu, inclusive como secretário Executivo do Ministério das Cidades. "Foi uma boa escolha, primeiramente por ser um técnico, que é referência não só no Estado, mas em nível nacional, e tem total capacidade de fazer esse comando da companhia", afirma o senador.
Segundo o senador, com um piauiense à frente da Codevasf, os projetos chegarão de forma mais célere aos piauienses. Felipe Mendes é o segundo a tomar posse nos cargos federais no Estado por indicação do Partido Progressista. O primeiro foi Djalma Policarpo, à frente do Dnocs.  Segundo o senador, com um piauiense à frente da Codevasf, os projetos chegarão de forma mais célere aos piauienses.
A posse de Felipe Mendes tem repercutido nacionalmente devido a importância da Codevasf e a disputada entre o PT e o PP pelo cargo. Na mídia nacional, a indicação do economista piauiense significa que o PT perdeu a queda de braço e um dos órgãos de segundo escalão mais cobiçados do governo federal, a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba). 
A escolha de um apadrinhado do PP para a vaga marca o processo de redistribuição de cargos federais —sob coordenação do vice-presidente Michel Temer (PMDB)—, no qual o PT abrirá mais espaço para aliados. Desde 2011, a Codevasf era comandada pelo engenheiro Elmo Vaz, indicado para ao cargo pelo ex-governador da Bahia e hoje ministro da Defesa, Jaques Wagner (PT).
QUEDA DE BRAÇO
A disputa, contudo, foi precedida de uma intensa queda de braço entre petistas e pepistas do Nordeste. Após perder o Ministério das Cidades para o PSD, do atual ministro Gilberto Kassab, e ser compensado com a pasta da Integração Nacional, o PP pressionou para obter o ministério com "porteira fechada" e nomear dirigentes de órgãos como a Codevasf.
A Codevasf é um órgão fundamental na convivência com a seca no Nordeste. É a companhia vinculada ao Ministério da Integração Nacional que desenvolve projetos importantes de revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social.

fonte portal o olho