quinta-feira, 21 de maio de 2015

HGV Hospital Getúlio Vargas realiza captação de múltiplos órgãos para transplante


HGV

Hospital Getúlio Vargas realiza captação de múltiplos órgãos para transplante

A captação foi realizada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

A Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) para Transplante do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou mais uma captação de múltiplos órgãos na manhã desta quinta-feira (21). A captação foi realizada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O doador foi o estudante de Administração da Universidade Federal do Piauí, em Picos, Daniel de Carvalho Mauriz, 23 anos, vítima de um acidente de moto no município de Jaicós, a 457 quilômetros de Teresina, no último dia 18.
Imagem: DivulgaçãoHGV realiza captação de múltiplos órgãos para transplante(Imagem:Divulgação)HGV realiza captação de múltiplos órgãos para transplante

No acidente, Daniel Mauriz sofreu múltiplos traumas. Após os exames clínicos e complementares para confirmar a morte encefálica do paciente, foram doados os rins e o fígado, com a autorização da família. O procedimento foi realizado pelo especialista em captação de fígado do HGV, o médico Wellington Figueredo.

Para a diretora geral do HGV, Clara Leal, a captação de múltiplos órgãos representa um avanço para a Comissão, que existe desde 2010, mas começou realizando apenas captações de córneas. Este ano, a equipe realizou cinco captações de múltiplos órgãos e cerca de 55 captações de córneas. Em 2014, foram realizadas 17 de múltiplos órgãos e 160 de córneas. O HGV é o único hospital no Estado que realiza captação para transplante.

fonte gp1