Turbidez do Rio Parnaíba causa redução na produção de água
Com isso, bairros localizados nas regiões mais altas de Teresina poderão ser afetados.
A Agespisa teve que reduzir hoje (21) a produção de água em Teresina em 7% por causa da turbidez elevada do Rio Parnaíba. Com essa medida, o abastecimento de bairros localizados nas regiões mais altas da capital poderá ser afetado nas próximas horas.
“Novamente as fortes chuvas caídas no Estado estão fazendo com que o Rio Parnaíba registre um alto nível de turbidez”, explica Orlando Aires, superintendente metropolitano da Agespisa. Ele informou ainda que as chuvas aumentam o volume do rio, mas arrastam sedimentos para o leito, o que deixa a água mais turva.
Para garantir a qualidade da água, a empresa teve que paralisar a ETA III que é responsável por 7% da produção total diária em Teresina. “Não há previsão para retomarmos a produção da ETA III”, destacou Orlando Aires.
Ele explicou que, nestas condições, a produção é reduzida para garantir a qualidade da água distribuída à população, uma vez que o processo de tratamento torna-se mais difícil. A produção diária de água no complexo que reúne as três estações, localizado na zona Sul da capital, é de 235 milhões de litros.
A empresa recomenda o uso racional da água nesse período. No caso de reclamações de falta de água e vazamentos na rua, os moradores podem ligar 0800 086 8888. O serviço funciona 24 horas de segunda a segunda, inclusive nos feriados. A ligação é gratuita também de telefones celulares.