segunda-feira, 29 de agosto de 2016

CRM constata abandono da saúde pública de Redenção do Gurguéia


CRM constata abandono da saúde pública de Redenção do Gurguéia

O presidente do CRM-PI, Emmanuel Fontes, pontuou que falta resolubilidade na saúde pública do município.
Neste final de semana, o Conselho Regional de Medicina do Piauí – CRM-PI e a Associação Médica Brasileira, Secção Piauí (AMB-PI), realizaram uma vistoria nos dois estabelecimentos de saúde pública (o hospital e a Unidade Básica de Saúde – UBS) de Redenção do Gurguéia, no Sul do Estado, e constataram um quadro precário nesse setor do município.
O CRM relatou erro no nome da fachada da unidade hospitalar, onde diz ser hospital de pequeno porte, mas o local não tem fichas de atendimento, não dispõe de farmácia, e faltam locais e materiais adequados para realização de vacinas e curativos, como também sala de inalação, equipamentos de reanimação cardiopulmonar, entre outros. Outra irregularidade constatada no local foi à presença de apenas um médico, que presta atendimento nas sextas-feiras à tarde. O Conselho Regional de Medicina do Piauí também teve informações de que às vezes esse profissional não aparece nem nesse dia.
Irregularidade na saúde pública de Redenção do Gurguéia
Irregularidade na saúde pública de Redenção do Gurguéia
“Não há responsável técnico, o que é obrigatório pelas normas de saúde, não consta escala médica e, portanto, o CRM-PI irá encaminhar aos responsáveis pela saúde de Redenção do Gurguéia documento de Indicativo de Interdição Ética. O prazo para que as melhorias sejam providenciadas é de 30 dias. Caso a Secretaria Municipal de Saúde do município não cumpra as exigências imediatas que serão constatadas em relatório do CRM-PI, a unidade de saúde será interditada eticamente, ou seja, os profissionais médicos não poderão atuar no local”, citou o Conselho Regional de Medicina do Piauí em informativo enviado a imprensa.
O presidente do CRM-PI, Emmanuel Fontes, pontuou que falta resolubilidade na saúde pública de Redenção do Gurguéia, e que os fatos constatados, “contribuirão para serem tomadas novas medidas eficazes, com o objetivo de melhorar a saúde, assim como conseguimos que ocorresse em Parnaíba e até em Picos, onde a situação foi muito pior do que é hoje”, disse.
Local abandonado em Redenção do Gurguéia
Local abandonado em Redenção do Gurguéia

fonte gp1