sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Sem delegados de polícia, a violência aumenta no interior do Piauí

Sem delegados de polícia, a violência aumenta no interior do Piauí

Tem delegado no interior do estado que responde por até 15 cidades

Dados divulgados é da secretaria de segurança pública


Apenas 50 delegados são responsáveis por investigar crimes em 223 cidades do Piauí, já que Teresina conta com um número razoável desses profissionais. Sem pessoal suficiente para atender a demanda, a criminalidade no interior do estado cresceu 16,9% em 2016. O dado foi divulgado nessa quinta-feira (13) e é da própria secretaria de segurança estado, que prepara agora um novo Plano Estadual de Segurança Pública do Piauí.

“Está claro que o combate ao crime no estado não está dando certo e parabenizamos a secretaria de segurança por tentar mudar isso. Entretanto, essa mudança só dará certo com o aumento do número de delegados no interior. Atualmente, temos 20 aprovados no último concurso prontos para assumir o trabalho, mas o governo não realiza as nomeações”, afirmou Alisson Landim, da Comissão dos Aprovados no Concurso da Polícia Civil.
A falta de delegados e o acúmulo de cidades é uma realidade comum no Piauí. Segundo o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil de Carreira do Estado (Sindepol), existem profissionais acumulando até 15 cidades. “É impossível que um único delegado e sua equipe consiga registrar, investigar, prender e indiciar todos os crimes de 15 cidades. É por conta de situações como essa que a criminalidade cresce”, disse Alisson.
Em meio à crise na segurança pela qual o estado passa com caixas de bancos, agências bancárias e dos Correios sendo atacados em todo o Piauí, a nomeação dos delegados aprovados ampliaria os esforços para uma resposta eficaz contra a criminalidade.
O governo do estado não honrou a compromisso firmado de nomeá-los no mês de setembro do ano passado e fez nova promessa, dessa vez para janeiro de 2017.

fonte www.portalaz.com.br