A Polícia Civil do Piauí, através do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), iniciou uma operação nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (7/03), visando membros da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE), originária do Ceará.
As equipes do DRACO estão executando 12 mandados de prisão temporária e 21 mandados de busca em Teresina, em diversas cidades do Ceará e em Goiás.
Em Teresina, os mandados de busca estão sendo realizados nos bairros Dirceu e Santo Antônio, bem como nos residenciais Portal da Alegria e Judite Nunes, na zona sul. No Ceará, a Polícia Civil está cumprindo mandados na capital, Fortaleza, e nos municípios de Tauá e Iguatu. Também há mandados sendo executados em Goiás.
A operação foi desencadeada com base em investigações que identificaram a presença da facção em várias regiões de Teresina, especialmente na zona sul. Os membros do grupo criminoso visados pelo DRACO estão envolvidos em diversos crimes, incluindo roubo, tráfico de drogas e homicídios.
Guardiões do Estado
Formada em 2016 no Ceará, como uma dissidência do Primeiro Comando da Capital (PCC), a facção Guardiões do Estado segue a mesma estrutura dos grandes grupos criminosos. O GP1 teve acesso ao "estatuto" da facção, que segue uma linha semelhante aos manuais disciplinares de grupos como PCC e Bonde dos 40, prevendo punição com morte para aqueles que violarem as regras.