quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Promotor é acusado de favorecer candidatos durante eleições no Piauí

 Imagens de reuniões dentro da sede do MPPI e carro com adesivos de campanha compõe processo

A Corregedoria do Ministério Público do Piauí abriu um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para investigar o promotor Afonso Aroldo Feitosa Araújo, que atuava na 8ª Zona Eleitoral, em Amarante. Ele é acusado de favorecer candidatos durante o período eleitoral, violando a imparcialidade exigida pelo cargo.

Foto: Reprodução/ Somos NoticiasPromotor Afonso.
Promotor Afonso.

A denúncia inclui ações como apoiar uma candidata a vereadora e exibir adesivo de um candidato a prefeito em seu veículo. Além disso, aponta que um recepcionista subordinado ao promotor também recebia pagamento da prefeitura, o que configuraria conflito de interesses.

Foto: Reproduçãook

O Processo Administrativo Disciplinar foi formalizado em 4 de dezembro de 2024, conforme ofício emitido pela corregedora-geral substituta do Ministério Público do Piauí.

Foto: Reproduçãook

A denúncia

Segundo a denúncia, o promotor Afonso, durante as eleições municipais de 2024, em Amarante-PI, comprometeu sua imparcialidade e violou as normas aplicáveis ao Ministério Público, afetando sua capacidade de fiscalizar o poder público local com isenção. Ainda segundo os fatos, Afonso participou ativamente da campanha eleitoral de Mylana Vilarinho, candidata a vereadora e filha do vice-prefeito de Amarante. 

Imagens mostraram que seu apoio foi público e explícito, com registros fotográficos que o mostram ao lado da candidata em eventos políticos e até nas dependências do Ministério Público. Diz ainda a denúncia que além de se envolver com a campanha de Mylana Vilarinho, o promotor Afonso também expressou apoio ao candidato a prefeito Adriano, exibindo propaganda eleitoral deste em seu veículo particular.

Para agravar ainda mais a situção, foi descoberto que uma recepcionista do Ministério Público na cidade de Amarante, diretamente subordinado ao promotor Afonso, também é remuneração da Prefeitura de Amarante, o que levantou suspeitas de conflito de interesses.
Portal  deixa espaço aberto para a defesa do promotor se manifestar.

Fonte: Portal AZ