Foi realizado, na manhã desta quarta-feira (18), o terceiro dia de solenidades em comemoração à Semana do Ministério Público do Piauí 2024.

A solenidade iniciou com a entrega de certificados a entidades que colaboraram com a execução de projetos implementados pelo MPPI e que foram reconhecidos em âmbito nacional: “Zero Lixões: por um Piauí mais limpo”, que conquistou o primeiro lugar na categoria “Sustentabilidade” do Prêmio CNMP 2024; e o “MPPI Conectado ao SINESP PPE”, igualmente premiado também pelo CNMP, obtendo o segundo lugar na categoria “Persecução cível e penal”; e, por fim, o projeto “MPPI na garantia do direito à assistência farmacêutica”, segundo colocado na categoria “Sistema de Justiça”, do Prêmio Justiça e Saúde 2024, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Durante o discurso de abertura, o procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, destacou a importância das parcerias para os projetos desenvolvidos pelo Ministério Público. “Cada iniciativa premiada simboliza o compromisso e o zelo com que os membros e servidores do MPPI desempenham suas funções, sempre em busca de atender às demandas da sociedade, de forma eficiente e inovadora. Aos vencedores, manifesto meu respeito e admiração por sua dedicação e por contribuírem para que nossa instituição permaneça como referência de excelência e eficiência”, disse.

As primeiras homenagens foram entregues aos parceiros do Zero Lixões: por um Piauí mais limpo, coordenado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma/MPPI). Entre os homenageados estavam o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Kennedy Barros, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Daniel Oliveira, e o procurador do trabalho Carlos Henrique Leite.

Em seguida foi a vez dos parceiros do MPPI Conectado ao Sinesp PPE, do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep/MPPI). Receberam homenagens como parceiros da iniciativa, o secretário de Estado da Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, o delegado-geral da Polícia Civil do Piauí (PC-PI), Luccy Keiko, e o gerente de Análise e Criminal e Estatística da Polícia Civil, delegado João Marcelo Aguiar.

Por fim, foram convidados para também receber a certificação os parceiros do projeto MPPI na garantia do direito à assistência farmacêutica. O diretor de Assistência Farmacêutica da (Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Manoel Pinheiro, representou o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz Soares, e o diretor do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí, Helielson Fonseca, recebeu a honraria em nome da presidente da entidade, Leopoldina Cipriano.

A cerimônia seguiu com a entrega do Prêmio MPPI de Jornalismo, que em 2024 chegou à sua nona edição. O prêmio tem o objetivo de valorizar a produção jornalística comprometida com a sociedade, prestando reconhecimento aos jornalistas que contribuem para a divulgação da atuação institucional e estreitam os laços entre a comunidade e o Ministério Público, de modo a facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços ministeriais.

O Prêmio MPPI de Jornalismo contempla três categorias: reportagem escrita, reportagem em áudio e reportagem em vídeo. O tema desta edição foi “Promover direitos e transformar vidas”.

Nesta edição, foram avaliados 21 trabalhos, sendo nove escritos, sete em áudio e cinco em vídeo. A comissão Julgadora foi constituída por Promotores de Justiça, professores universitários e representantes indicados pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Piauí e dos Servidores do Ministério Público do Piauí.

Conheça os finalistas do 9º Prêmio MPPI de Jornalismo

O último momento da solenidade foi destinado para a divulgação do resultado do prêmio Melhores Práticas do MPPI. O Prêmio Melhores Práticas, atualmente na oitava edição, é uma iniciativa que valoriza e celebra as ideias que fazem a diferença para a sociedade e no cotidiano da instituição. Com foco em projetos e práticas inovadores, a premiação destaca iniciativas nas áreas finalística e estruturante, reconhecendo o impacto positivo da atuação de integrantes do MPPI que trabalham em cooperação, com criatividade e foco em resultados práticos.

Conheça os finalistas da 8ª edição do Prêmio Melhores Práticas:

A programação da Semana do Ministério Público termina nesta quinta-feira, 19 de dezembro, com a outorga da Medalha do Mérito Ministerial “Darcy Fontenelle de Araújo”.

Para mais fotos acesse o link abaixo:

Álbum – 3º Dia da Semana do Ministério Público 2024

fonte www.mppi.mp.br