quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Em dois dias, Caravana TJPI alcança 87% de acordos em audiências de Conciliação

 O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) divulgou os primeiros números da Caravana TJPI em São Raimundo Nonato: nas audiências de conciliação realizadas dias 13 e 14 de outubro, o índice de acordos chegou a 87%.

 

 

Coleta de DNA nas comunidades quilombolas

 

“Esse resultado expressivo demonstra indubitavelmente a força transformadora dos métodos consensuais de solução de conflitos. É também a comprovação da dedicação, capacidade e compromisso das equipes que compõem o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania-NUPEMEC e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania-CEJUSC em oferecer respostas céleres e efetivas às demandas da população, atuando de forma próxima, transparente e humanizada”, afirmou o desembargador Aderson Nogueira, presidente do TJPI.

 

 

O presidente explicou também que, durante a Caravana TJPI, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania-NUPEMEC atua em três eixos: capacitação técnica; (A)gosto do Pai, projeto voltada para teste de DNA; e conciliação e mediação: “As equipes estão integradas e com trabalho articulado. Servidores e servidoras dividiram-se entre sessões pré-processuais e processuais, o que tornou o processo mais ágil e ampliou o alcance das demandas atendidas”, completou o desembargador Aderson Nogueira.

 

Atendimentos psicológicos

 

 

 

A supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania-NUPEMEC, desembargadora Lucicleide Belo, explicou que as pessoas que tiverem interesse em participar de audiências de conciliação e mediação devem comparecer ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania-CEJUSC instalado no Fórum Desembargador João Menezes da Silva.

 

 

“Não há necessidade de agendamento prévio. As pessoas que possuem uma demanda, um conflito e querem tentar uma conciliação, podem ir diretamente ao Fórum de São Raimundo Nonato e procurar o CEJUSC. O atendimento ocorre de forma direta e humanizada. Em dois dias, alcançamos 87% de acordos, mas nós queremos mais. Estamos buscando um índice ainda mais próximo de 100%, porque é uma grande satisfação para toda a equipe garantir não apenas os direitos, mas também a dignidade das pessoas. Para a sociedade, é uma maneira simples, acessível e eficaz de solucionar conflitos e promover a paz social”, pontuou a desembargadora Lucicleide Belo, supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania-NUPEMEC do TJPI.


fonte www.tjpi.jus.br