quinta-feira, 6 de novembro de 2025

4º Mutirão PopRuaJud acontece de 24 a 28 de novembro, em Picos

 O Tribunal de Justiça do Piauí-TJPI realizará o 4º Mutirão PopRuaJud de 24 e 28 de novembro de 2025, no Picoense Clube, em Picos-PI. O mutirão oferecerá uma ampla gama de serviços, incluindo emissão de documentos, atendimentos jurídicos, ações de saúde, orientação social e inclusão em programas governamentais, além de atividades educativas e culturais; e será realizado por meio de parceria interinstitucional entre o TJPI, as instituições integrantes do Sistema de Justiça, o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Picos.

 

“O PopRuaJud é mais do que uma ação institucional, é um instrumento de transformação social e de compromisso com a dignidade humana. O Tribunal de Justiça do Piauí tem buscado, em consonância com o CNJ, romper barreiras de acesso à Justiça, levando serviços essenciais àqueles que mais precisam e que, muitas vezes, estão invisíveis ao Estado”, afirmou desembargador Aderson Antonio Brito Nogueira, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí.

 

 

Em reunião realizada na última quarta-feira (5), foram definidos os detalhes logísticos e operacionais das ações que serão desenvolvidas durante o evento, voltado à prestação de serviços e garantia de direitos à população em situação de rua.

 

 

“Discutimos a estrutura de atendimento, a integração entre os serviços ofertados e o envolvimento dos parceiros institucionais, entre eles, órgãos municipais, estaduais e federais, para assegurar que os atendimentos ocorram de forma coordenada, eficiente e humanizada. A cada edição, o PopRuaJud reafirma o valor do trabalho conjunto. Em Picos, unimos esforços para construir um espaço de escuta, acolhimento e cidadania. Essa integração é o que garante a efetividade das ações e o impacto real na vida das pessoas em situação de rua”, declarou o juiz auxiliar da Presidência do TJPI, Luiz de Moura.

 

 

O PopRuaJud tem se consolidado como uma das principais estratégias de efetivação da Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades, instituída pela Resolução CNJ nº 425/2021, promovendo acesso à Justiça e à cidadania para pessoas em situação de vulnerabilidade.


fonte www.tjpi.jus.br