domingo, 21 de setembro de 2014

Corrida do Coração alerta para doenças cardíacas e alimentação saudável


Corrida do Coração alerta para doenças cardíacas e alimentação saudável

Cerca de 200 pessoas participaram de corrida organizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Aconteceu na manhã deste domingo (21) a I Corrida do Coração, na avenida Marechal Castelo Branco, com concentração e largada em frente à Assembléia Legislativa do Piauí. O início da corrida aconteceu às 7h30, com um percurso de 6,2 km.
Mais de 200 pessoas disputaram os troféus do primeiro ao terceiro lugar em dez categorias distribuídas por faixas etárias que iam de 18 a 24 anos, 25 a 29, 30 a 34, 35 a 39, 40 a 44, 45 a 49, 50 a 54, 55 a 59, 60 a 64 e a partir de 65 anos, além da categoria geral.
Desde o nascer do sol a movimentação e o aquecimento foi intenso no local de concentração dos corredores. Além da logística e apoio padrão das competições, os participantes  tiveram música até o momento da largada.
Para o cardiologista José Formiga, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, realizadora do evento, a corrida atingiu o seu objetivo. "É importante promover ações que alertem para a prevenção de doenças cardiovasculares e destaquem a importância de prativar atividades físicas. Esse foi o objetivo principal da corrida. Ficamos felizes com a repercussão e quantidade de inscritos", explica Formiga.
Ele afirma que diante do sucesso dessa primeira edição, a Corrida do Coração será realizada anualmente, sempre próxima ao Dia Mundial do Coração, que este ano será celebrado em todo mundo no dia 29 de setembro.
Francisco Sousa Ferreira, 77 anos, o participante inscrito com mais idade, revela que já pratica a corrida de rua há mais de 15 anos, duas vezes por semana. "Eu sinto o meu corpo mais leve, tenho mais disposição e até a cabeça fica melhor", disse. Ele ficou em segundo lugar na categoria acima de 65 anos.
A fisioterapeuta Isabela Melo, 32, acredita que as competições de corrida são um estímulo para as pessoas praticarem atividade física e consequentemente, ter uma preocupação maior com a saúde. "A corrida melhorou meu condicionamento e me estimulou a mudar minha alimentação e ter uma rotina mais saúdavel", explica. Ela já corre há 3 anos e entrou para um clube de corrida há um ano.
Charles Veloso, 41, médico, revela que pratica corrida há cinco anos, paralelo a outros esportes. Para ele, uma boa condição cardiovascular é o maior benefício que o exercício promove. Ele afirma que sempre participa desse formato de competições. "É estimulante participar desses eventos", completa.
No resultado final geral, o pódio masculino ficou com Wandsom Sousa, Raimundo Gomes de Sousa e Edmilson Pereira da Silva. No feminino, Barbara Beatriz Sousa Santos, Sandra Leal Abreu Saraiva e Janyella da Silva Rodrigues conquistaram os primeiros lugares.
A I Corrida do Coração foi realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, coordenada pela Prime, com supervisão da Federação de Atletismo Piauiense.
Fonte: portal o dia