terça-feira, 2 de junho de 2015

13ª edição do Salipi terá início nesta sexta (05) com Congos de Oeiras


13ª edição do Salipi terá início nesta sexta (05) com Congos de Oeiras

Neste ano, o evento terá a participação de Tico Santa Cruz, Frei Hermínio e Thalita Rebouças


A 13ª edição do Salão do Livro do Piauí será aberto nesta sexta-feira (5), no Espaço Cultural Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí, com a apresentação dos Congos de Oeiras.
Imagem do Tumblr - Congo de Oeiras (Foto:Thiago Amaral)
Dentro da programação do Salipi, haverá o 18º Seminário Língua Viva, com palestras, oficinas, bate-papo literário e apresentações artísticas, no Cine Teatro da UFPI. O seminário consta de 70 horas/aula e é voltado para estudantes, escritores, jornalistas, professores e estudiosos de um modo geral.
Com o apoio do Governo do Estado, o Salipi, que neste ano homenageia o historiador Monsenhor Chaves, segue até o dia 14 de junho.
No dia 6, a tanatóloga Patrícia Moreira ministra a palestra “Iniciando seu Casulo” e depois haverá mesa redonda com o tema “Tanatopedagogiando”, coordenado pela professora Joyce Rabello. No mesmo dia, às 15h, palestra e roda de discussão sobre Prevenção ao Suicídio com Benedito Carlos de Araújo Júnior (UFPI) e participam da roda de discussão a vereadora Teresinha Medeiros (relatora do projeto sobre prevenção ao suicídio), as jornalistas Yala Sena, Vinícius Vainner e Lindalva Miranda.
O domingo, dia 7, às 9h, será aberto com Mesa Redonda sobre como falar de Morte para Criança, Adolescente e Idoso, com Lísia Mendonça, Luiza Ivete Batista, Marcela Silva e Patrícia Moreira, com a coordenação de Érica Campos.
O Salipi tem ainda palestra sobre o método Friends, teatro terapêutico, a importância da ioga para crianças.
Na segunda-feira (8), o professor Cineas Santos profere a palestra “Meninos, eu vi: meio século de Chapada”. À tarde, Feliciano Filho, Diógenes Buenos Aires e Wanderson Lima falam “Literatura e outros sistemas semióticos”. A partir das 16h30, a professora Adriana Galvão fala sobre a “Era digital e narrativa audiovisual: fazer cinema como uma (real) possibilidade de transdisciplinaridade”. Na noite da segunda, haverá o Encontro poético com Salgado Maranhão (RJ), ThiagoE (PI) e Sérgio Kohn (RJ).
No dia 9, a historiadora Teresinha Queiroz profere a palestra “A trajetória do historiador Monsenhor Chaves”. À tarde, o maestro Aurélio Melo, Francisco Alcides do Nascimento, Alfredo Werney Torres, Regianny Monte e Allan Edson da Costa falam sobre “A Cidade na Literatura, na música e nos quadrinhos João Kennedy”
Encerramento a programação de terça, o bate-papo com o cantor, compositor, blogueiro, escritor e articulista Tico Santa Cruz (Rio de Janeiro).
No dia 10, a professora Rosália Mourão fala sobre “Direito e literatura: a lucidez e a cegueira em José Saramago”. A mesa redonda do dia será sobre o tema “Identidades e Diversidade Cultural”, com Marleide Lins (Escritora), Bárbara Melo (Uespi), Ailma do Nascimento (UESPI), Algemira Mendes (UESPI), Reginaldo Miranda (APL), Romeu Tavares (Funai-PI) e Síria Borges (ITM-Portugal). A programação finaliza com a palestra de Frei Hermínio Bezerra com o tema “Palavras que mudaram de sentido”.
No dia 11, o professor Luiz Cláudio Nóbrega abre a programação com a palestra “Literatura Surda”. À tarde, debate sobre “Os desafios da Memória na Literatura, no Jornalismo, na Mídia e na História”, com as professoras Ana Regina Rêgo (UFPI),  Márcia Edlene (Uespi) e Nilsângela Cardoso (UFPI-Picos). À noite, o Encontro Cultural com o professor Pedro Demo, do Distrito Federal.
No dia 12, o padre Bruno Lira, de Pernambuco, profere a palestra “Aprendendo a ler e escrever de maneira ressignificada”. Às 15h, mesa redonda Memória Urbana, com Júlio Medeiros (Arquiteto e Músico) e Olavo Pereira (Arquiteto). Também na programação a palestra sobre Memória da MPB. À noite, bate-papo com a escritora Thalita Rebouças (RJ)
No sábado, a médica Kátia Marabuko fala sobre o tema “Conversas espíritas em torno da saúde espiritual” e à noite, haverá a apresentação da Orquestra Experimental da UFPI.
No último dia, haverá a cerimônia de Premiação do Concurso Jovens Escritores (Jornal O Dia – Fundação Quixote) e show com a banda Validuaté.

fonte portal o olho