terça-feira, 2 de junho de 2015

TV Globo repercute série de matérias de O Olho sobre um Piauí às escuras


TV Globo repercute série de matérias de O Olho sobre um Piauí às escuras

Matéria jornalística da maior TV do Brasil sobre o Piauí foi a principal do Jornal da Globo na madrugada desta terça. Sertanejos estão às escuras


A TV Globo, a emissora mais assistida da televisão brasileira, repercutiu no início da madrugada desta terça-feira (02/06) a série de reportagens “Um Piauí às escuras” veiculada pelo portal O Olho no início de maio. A matéria foi exibida no Jornal da Globo, telejornalístico apresentado por Christiane Pelajo. Feita pela jornalista Neyara Pinheiro, também foi repetida em programas jornalísticos da Globonews.
Repórter Neyara Pinheiro mostra o Piauí do candeeiro. (Foto: Reprodução TV Globo)
A Globo enviou ao Sertão do Piauí, além de Neyara, e o cinegrafista Fernando Cardoso. Eles acompanharam o dia a dia dos sertanejos e suas dificuldades por conta da falta de energia elétrica. Também trouxeram a segunda romaria feita este ano para lembrar e pedir aos céus o milagre da instalação de energia elétrica na região sertaneja piauiense, também mostrada pela série de reportagem do portal O Olho.
Postes fincados há anos no Sertão do Piauí. Mas nada de energia na região. (Foto: Orlando Berti/O Olho)
A reportagem, produzida pelo jornalista João Henrique Bezerra, mostrou a situação de regiões das cidades de Paulistana (a 460 quilômetros de Teresina) e São Francisco de Assis do Piauí (a 500 quilômetros de Teresina).
A matéria, de três minutos e vinte segundos, foi a principal da edição dessa terça-feira, 'abrindo' o Jornal da Globo. A última vez que uma reportagem sobre o Piauí foi a principal desse telejornalístico foi quando o repórter Renan Nunes retratou o caso da chacina em São Miguel do Tapuio, no ano passado.
Dona Cipriana: estrela de reportagem do O Olho e também da TV Globo. (Foto: Orlando Berti/O Olho)
Uma das personagens da matéria da Globo foi justamente a aposentada Cipriana Isabel de Alencar, 77 anos, moradora da localidade Roça Nova, em São Francisco de Assis do Piauí. Ela também foi um dos destaques da série de reportagens por mostrar a situação de pessoas que não vêem TV. Ao portal O Olho, ela disse que nunca tinha ouvido falar de Silvio Santos, como mostra o vídeo abaixo. À TV Globo, questionada por Neyara, ela disse que nunca ouviu falar em Tony Ramos, entre outros atores globais, e que nunca assistiu uma novela na sua vida.
A série de reportagens “Um Piauí às escuras” foi realizada pelo jornalista e professor universitário Orlando Berti, que atualmente faz pesquisa jornalística tendo portal O Olho como objeto de estudo e tentando realizar novas experimentações midiáticas e de linguagens do Jornalismo, tratando de temáticas sociais.

fonte portal o olho