quarta-feira, 17 de junho de 2015

Em greve, servidores do Detran deixam de emitir carteiras


Em greve, servidores do Detran deixam de emitir carteiras

Categoria pede reajuste de 30% e realização de novos concursos para o órgão.

Quem esteve na sede do Detran hoje (17) em Teresina, acabou ficando sem atendimento. Isso porque os servidores do órgão iniciaram uma greve por tempo indeterminado reivindicando, junto ao Governo, o cumprimento do plano de cargos e salários e a realização de novos concursos.
Os servidores se concentraram, durante toda a manhã, em frente à sede do Detran, com forma de chamar a atenção da direção do órgão e do Governo. Em conversa com o PortalODia.com, a presidente do Sindicato dos Servidores do Detran, Salomé dos Reis, informou que o plano de cargos e salários da categoria, que está valendo desde de maio e novembro do ano passado, ainda não foi integralmente cumprido.
“O reajuste previsto era de 30%, mas o Governo e a diretoria do Detran só se comprometeram a pagar a metade desse valor, 15%, e nem isso foi feito. Até o momento nós não tivemos nenhum retorno ou proposta de nova negociação”, diz Salomé. De acordo com ela, o reajuste contempla as três categorias se servidores do Detran: analistas, assistentes e agentes.
Servidores do Detran cruzaram os braços e paralisaram as atividades na manhã de hoje
Outra reivindicação da classe é a realização de novos concursos para servidores efetivos no Detran. O último foi realizado ainda em 1975, de acordo com o Sindicato dos Servidores. A presidente do Sidetran afirma que boa parte do quadro de funcionários do órgão é formada por terceirizados que, muitas vezes, não possuem o treinamento adequado para o desempenho de sua função.
A categoria está em greve desde segunda-feira (17) e o movimento deve continuar enquanto o Governo e a Diretoria do Detran não apresentarem uma nova proposta aos servidores. Enquanto isso, todos os serviços de emissão e renovação de Carteiras de Habilitação seguem suspensos em Teresina e no interior do Estado.
O Portal entrou em contato com o secretário de administração, Franzé Silva, mas não obteve retorno. No entanto, o diretor geral do Detran, Arão Martins, informou que mantém a proposta de reajuste dos 15% e que o Governo já seu autorização ara que isso seja feito o mais breve possível. “Essa greve deve se encerrar nos próximos dias. Nós já mostramos que o máximo que podemos fazer é conceder a metade desse reajuste. A negociação já foi fechada nesse valor”, diz Arão Martins.

fonte portal o dia