A procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, esteve hoje (14) em videoconferência com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. Também participaram da reunião virtual o diretor do Hospital Infantil Lucídio Portela, Vinícius Pontes, o superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade, Alderico Tavares, e cerca de 40 membros do Ministério Público. Foram debatidos aspectos técnicos relacionados à estruturação do sistema de saúde do Estado para tratamento dos casos de covid-19.
De acordo com o secretário, as medidas de isolamento social foram decisivas para adiamento do pico de contágio, atenuando também os seus efeitos. Desse modo, as unidades gestoras dispõem de mais tempo hábil para aparelhamento. Florentino Neto apresentou um relatório sobre as atuais condições do sistema e falou sobre as estratégias e negociações em curso para aquisição de respiradores.
Quanto à distribuição dos testes rápidos, os representantes da SESAPI informaram que 7.260 kits chegarão, hoje e amanhã, aos municípios do interior.
A procuradora-geral e os demais membros do MPPI puderam apresentar questionamentos sobre outros aspectos, como a aquisição de equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde e a realização de capacitações.
“Estamos acompanhando a situação estrutural do sistema de saúde em todo o Estado. Acreditamos que, com planejamento e integração institucional, poderemos diminuir drasticamente os riscos de contágio e mitigar as consequências da pandemia no Piauí”, pontua Carmelina Moura.
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI