Promotora de Justiça Cláudia Seabra
Informar e articular são duas práticas importantes no combate ao novo coronavírus. Isso porque o enfrentamento à propagação da Covid-19 passa também por essas duas ações. Assim, com o objetivo de articular melhor as ações de saúde e fornecer informações corretas às autoridades municipais de saúde, representantes do Ministério Público do Piauí, da Comissão Intergestores do Vale do Guaribas (CIR Vale do Guaribas) e do Conselho de Secretários de Saúde (Cosems) estiveram reunidos hoje (16).
Esta é a segunda de uma série de videoconferências que acontecem para orientar os secretários de saúde dos municípios do Piauí sobre como devem atuar durante a pandemia.
Promotora de Justiça Romana Leite
No total, 43 secretários ou representantes de secretarias de saúde participaram da reunião de trabalho. Entre os assuntos discutidos estiveram o isolamento social, a distribuição de testes rápidos, o manejo de cadáveres e resíduos, os abrigos com pessoas idosas, as barreiras nas estradas e supervisão, entre outros temas.
Seis promotoras de Justiça contribuíram com os debates: Cláudia Seabra, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), Micheline Serejo e Itanieli Sá, titulares da 1ª e da 2ª Promotoria de Justiça de Picos; Tallita Bezerra, titular da Promotoria de Justiça de Simões; Karine Araruna, titular da Promotoria de Justiça de Jaicós; e Romana Leite, titular da Promotoria de Justiça de Itainópolis.
Promotora de Justiça Itanieli Sá
Os diretores do hospital de Picos, município que é referência para o território do Guaribas, informou que já está em elaboração um fluxo para atendimento a pessoas com o novo coronavírus. Eles informaram que o Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM) do município funcionará como uma porta de entrada, ou seja, receberá os pacientes com Covid-19 e encaminhará os considerados graves ao hospital regional Justino Luz. Atualmente, a unidade de saúde já possui 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva para o tratamento de pessoas com o novo coronavírus. A previsão é instalar mais 10.
Promotora de Justiça Tallita Bezerra
Os participantes ainda conversaram sobre portarias do Ministério da Saúde que tratam da realocação de recursos financeiros em ações de prevenção e combate ao novo coronavírus.
Tatiana Chaves, diretora de Vigilância Sanitária do Piauí
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI