quinta-feira, 16 de abril de 2020

Representantes do MPPI participam de reunião com gestores de saúde de 43 municípios do Piauí

Pessoas durante videoconferencia

Promotora de Justiça Cláudia Seabra 

Informar e articular são duas práticas importantes no combate ao novo coronavírus. Isso porque o enfrentamento à propagação da Covid-19 passa também por essas duas ações. Assim, com o objetivo de articular melhor as ações de saúde e fornecer informações corretas às autoridades municipais de saúde, representantes do Ministério Público do Piauí, da Comissão Intergestores do Vale do Guaribas (CIR Vale do Guaribas) e do Conselho de Secretários de Saúde (Cosems) estiveram reunidos hoje (16).

Esta é a segunda de uma série de videoconferências que acontecem para orientar os secretários de saúde dos municípios do Piauí sobre como devem atuar durante a pandemia.

Pessoas sentada durante video conferencia
Promotora de Justiça Romana Leite

No total, 43 secretários ou representantes de secretarias de saúde participaram da reunião de trabalho. Entre os assuntos discutidos estiveram o isolamento social, a distribuição de testes rápidos, o manejo de cadáveres e resíduos, os abrigos com pessoas idosas, as barreiras nas estradas e supervisão, entre outros temas.

Seis promotoras de Justiça contribuíram com os debates: Cláudia Seabra, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), Micheline Serejo e Itanieli Sá, titulares da 1ª e da 2ª Promotoria de Justiça de Picos; Tallita Bezerra, titular da Promotoria de Justiça de Simões; Karine Araruna, titular da Promotoria de Justiça de Jaicós; e Romana Leite, titular da Promotoria de Justiça de Itainópolis.

Pessoa sentada durante videoconferencia
Promotora de Justiça Itanieli Sá 

Os diretores do hospital de Picos, município que é referência para o território do Guaribas, informou que já está em elaboração um fluxo para atendimento a pessoas com o novo coronavírus. Eles informaram que o Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM) do município funcionará como uma porta de entrada, ou seja, receberá os pacientes com Covid-19 e encaminhará os considerados graves ao hospital regional Justino Luz. Atualmente, a unidade de saúde já possui 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva para o tratamento de pessoas com o novo coronavírus. A previsão é instalar mais 10.

Pessoa durante videoconferencia
Promotora de Justiça Tallita Bezerra

Os participantes ainda conversaram sobre portarias do Ministério da Saúde que tratam da realocação de recursos financeiros em ações de prevenção e combate ao novo coronavírus.

Pessoa durantevideoconferencia
Tatiana Chaves, diretora de Vigilância Sanitária do Piauí

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI