A Corregedoria-Geral da Justiça acompanhou a execução da 2ª etapa do Regime de Força-Tarefa Programada para realização de sessões do Tribunal Popular do Júri, com o objetivo de dar maior celeridade ao julgamento das ações penais de competência do Júri.
A iniciativa busca reduzir o tempo médio de tramitação dos processos e contribuir para o cumprimento das Metas Nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), especialmente a Meta 2, que trata do julgamento de processos mais antigos.

Na Comarca de Caracol, o regime foi executado entre os dias 6 e 10 de outubro de 2025, com a realização de cinco sessões plenárias. Todas as sessões foram presididas pelo juiz titular da Comarca, Dr. Caio Cézar Carvalho de Araújo, contaram com a atuação do Promotor de Justiça Dr. Diego Cury-Radd Barbosa, do Defensor Público Dr. Adriano Moretti Batista e de servidores da Vara.
De acordo com o juiz titular, Dr. Caio Cézar Carvalho de Araújo, a força-tarefa tem trazido resultados concretos para o aprimoramento da prestação jurisdicional.
“A realização dessa etapa do regime de força-tarefa é fundamental para garantir que os processos do Tribunal do Júri tramitem com mais agilidade e que as respostas da Justiça cheguem em tempo razoável à sociedade. A mobilização institucional tem permitido que avancemos no cumprimento das metas do CNJ e na efetiva entrega da Justiça aos cidadãos de Caracol e região”, destacou o magistrado.
fonte www.tjpi.jus.br