sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Carnaval movimenta vagas de emprego temporário em Teresina


Carnaval movimenta vagas de emprego temporário em Teresina

Para dar conta da demanda, lojas que vendem e alugam fantasias estão contratando mais profissionais, principalmente costureiras e atendentes.

Com a proximidade das festas carnavalescas chegando, aumenta também a procura por fantasias. Isso requer que as empresas especializadas corram contra o tempo para conseguir atender a demanda de encomendas e produzam, em série, as roupas que serão vendidas ou alugadas. Para dar conta da grande procura, as lojas que vendem e alugam fantasias estão contratando mais profissionais, principalmente costureiras e atendentes. Em um estabelecimento localizado no Centro de Teresina, três novas costureiras foram contratadas, além de terceirizar uma parte do serviço. Segundo a gerente da loja, Iomara Santos, essas costureiras contratadas neste período são essenciais para atender às encomendas de grande quantidade, em especial do público que irá desfilar em caminhões no Corso de Teresina. 
Fotos: Jaison Soares / O Dia
No setor de atendimento, também foram abertas novas oportunidades de emprego, tanto que na loja em que Iomara trabalha o quadro de funcionárias dobrou. “Antes, eram cinco atendentes e agora já são dez, isso por que esse período é o mais movimentado; até porque, além do carnaval, ainda tem as festas de formatura e aula da saudade, o que faz com que a procura aumente bastante”, explica. 
Iomara Santos conta que a empresa começa a se organizar para o carnaval ainda no meio do ano, comprando fantasias. Como as peças são compradas fora do Estado, a entrega chega a demorar dois meses e, até que seja catalogada e colocada à disposição para aluguel, somam-se quatro meses; por isso, a necessidade de um planejamento bastante adiantado. “Nós pedimos muitas peças e ainda reproduzimos. E, todo ano, fazemos algumas mudanças também. Ano passado, por exemplo, nós não vendíamos as peças, mas, este ano, já estamos fazendo isso, além de oferecer adereços e outras peças”, pontua Iomara, acrescentando que as costureiras da loja estão trabalhando na confecção de fantasias com temas relacionadas às músicas que serão hits no carnaval. 
Nesse período de folia de momo, o faturamento em algumas lojas especializadas chega a atingir os 90%, impulsionando também que novas contratações possam ser concretizadas, sobretudo se o funcionário se destacar. Foi o que aconteceu com as atendentes Francineide da Silva e Ana Regina, que começaram a trabalhar na empresa no final de 2013, como forma de dar suporte no carnaval e Corso de 2014. Passado o período das festas e com bom desempenho, foram contratadas pela empresa e agora seguem firme para o segundo carnaval no estabelecimento. 
Ana Regina, que já trabalhou em outra empresa que também atua na venda e confecção de fantasias, conta que experiência é fundamental nessa área, o que facilita na hora de atender o cliente e oferecer produtos diferenciados, além de ter mais criatividade. “Às vezes, a fantasia está simples e a gente consegue transformar, dizer o que dá para colocar na roupa e montar uma fantasia diferente só trocando os acessórios”, acrescenta. Já Francineide cita que essa é uma época bastante corrida, mas que é possível conciliar trabalho e brincadeira. “A gente fica o ano todo falando desse período, porque é muito corrido e a procura é muito grande, mas, depois que fecha a loja, a gente também vai se divertir. É muito divertido”, finaliza.

donte portal o dia