quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Fábio Novo faz nova tentativa de consenso e Themístocles rejeita acordo


Fábio Novo faz nova tentativa de consenso e Themístocles rejeita acordo

Presidente da Alepi afirma que tem mais “disponibilidade” para dialogar com o candidato governista.

A manhã de ontem foi movimentada por uma reunião entre os candidatos à presidência da Assembleia Legislativa do Piauí Fábio Novo (PT) e Themístocles Filho (PMDB). A expectativa era que o deputado peemedebista e atual presidente da Casa cedesse à pressão do governo e chegasse ao consenso com o petista, o que não se concretizou. Sem desistir da reeleição, Themístocles anunciou que não tem mais “disponibilidade” para dialogar com o candidato governista.
Fábio Novo afirma que já procurou Themístocles Filho quatro vezes para tratar de um acordo, mas o deputado do PMDB teria negado a desistir da disputa. “Ontem eu fiz mais uma tentativa de consenso com o deputado Themístocles Filho. Tivemos uma conversa no gabinete dele, mas ele não aceitou. O deputado me disse que não tem mais disponibilidade para dialogar sobre isso”, disse.
Faltando quatro dias para a disputa, o clima na Assembleia é tenso. Os demais deputados evitam anunciar publicamente o voto e aproveitam para acertar os últimos acordos com o governo e com Themístocles Filho. Na conta dos governistas, Fábio Novo teria de forma segura o voto de 22 dos 30 deputados estaduais.
Apesar da oposição insistir na possibilidade de traições na base de sustentação do governo de Wellington Dias, Novo diz confiar nos aliados. O governador tem contribuído para a confiança do petista ao participar do processo de sucessão na Assembleia por meio de constantes diálogos com os aliados.
Os deputados chegaram a um consenso sobre como será a cerimônia de posse dos novos parlamentares e o processo eleitoral. A condução da eleição será feita pelo deputado Fernando Monteiro (PTB), por ser o deputado com maior número de mandatos. Ele já foi eleito oito vezes. A função de secretário será realizada pelo deputado Wilson Brandão (PSB).

fonte portal o dia