sexta-feira, 15 de maio de 2015

Após especulação do fim do evento, coordenação garante Salipi 2015


Após especulação do fim do evento, coordenação garante Salipi 2015

Salão do Livro do Piauí integra o circuito das principais feiras e bienais de livros do Brasil e há 13 anos faz parte do calendário cultural piauiense


Com o tema “A leitura nutre a inteligência”, a 13ª edição do Salão do Livro do Piauí, será lançada no próximo dia 21, em solenidade realizada na Câmara dos Dirigentes Lojistas. Apesar de rumores de que o Salipi 2015 seria cancelado por falta de recursos financeiros, a coordenação do evento garante que a programação da feira cultural está mantida e seguirá dentro do cronograma previamente anunciado.
“Essa informação de que não haverá Salipi nos pegou de surpresa. Isso não existe. Dos dias 07 a 14 de junho o Salão do Livro do Piauí será realizado no espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí”, afirma Edilva Barbosa, coordenadora e membro da Fundação Quixote, organizadora do evento.
Edilva Barbosa garante ainda que o Governo do Estado firmou parceria com os organizadores  e proveu recursos para a realização do Salão. “O governador patrocinou sim. Somente da Prefeitura de Teresina que estamos aguardando uma resposta, que eu acredito que será positiva”, conta. No entanto, a assessoria de imprensa da PMT informou ao portal que até agora não houve nenhum agendamento de audiência entre os coordenadores do Salipi e o prefeito Firmino Filho.
A organização do Salipi ressalta que o evento é preparado com antecedência e que além do executivo estadual e municipal, a feira recebe diversos incentivos. “Desde 2014 estamos organizando. Independente do apoio da Prefeitura ou não, o Salão vai acontecer”, assegura Edilva.
O Salão do Livro do Piauí integra o circuito das principais feiras e bienais de livros do Brasil e há 13 anos faz parte do calendário cultural piauiense. Na edição desse ano, o Salipi homenageará o historiador Monsenhor Chaves.
MONSENHOR CHAVES
Monsenhor Chaves é considerado uma das maiores personalidades da história cultural e religiosa piauiense
O homenageado do Salão do Livro do Piauí, Joaquim Raimundo Ferreira Chaves, conhecido popularmente como Monsenhor Chaves, nasceu em 09 de março de 1913, na cidade de Campo Maior, e morreu em maio de 2007, em Teresina, aos 94 anos. 
Professor, escritor, historiador , biógrafo, e sacerdote brasileiro, Monsenhor Chaves é considerado uma das maiores personalidades da história cultural e religiosa piauiense. O homenageado do Salipi 2015, também pertenceu a Academia Piauiense de Letras, onde ocupou a cadeira de número 23. 

fonte portal o olho