Palácio do Planalto recusa indicação de Rejane Dias para o Incra
Ex-gestor teve a prestação de contas da prefeitura reprovada. Para o Planalto, não haveria condições dele assumir
O PT do Piauí ainda espera emplacar alguma indicação para cargos federais no Estado. Até agora, dos indicados do partido nenhum nome teve a nomeação oficializada no Diário Oficial do Estado. O partido tem encontrado dificuldades para ter as indicações aceitas.
Na semana passada, o Palácio do Planalto barrou o nome do ex-prefeito de União, José Barros, para o Incra. Ele é indicado pela secretária de Educação, deputada Rejane Dias (PT), para a direção do órgão.
De acordo com o Governo Federal, José Barros (foto) não possui as qualificações exigidas para o cargo. O ex-gestor teve a prestação de contas da prefeitura reprovada. Para o Planalto, não haveria condições dele assumir o cargo diante desse problema administrativo. A indicação seria de Rejane obedecendo à proporcionalidade dos cargos federais para cada parlamentar, no entanto, num acordo feito entre a cúpula do PT, o nome de José Barros entrou como da cota pessoal do próprio governador.
DEMORA SERIA NORMAL
A deputada Rejane Dias deverá indicar outro nome para assumir o cargo. O nome mais cotado para o cargo é do militante petista, Oscar Siqueira Procópi. A indicação ainda não foi confirmada por Rejane Dias. De acordo com a senadora Regina Sousa (PT), a demora na indicação do cargos federais seria normal.
“Não é um problema do PT. A questão é que em todo o país está ocorrendo essa demora. Isso sempre acontece. Mas acreditamos que esse problema será resolvido em breve”, destacou. A divisão dos cargos federais fica a cargo do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). Ele assumiu o papel de articulador político.
Faltam ser confirmadas as indicações para a Delegacia do Ministério da Pesca e Aquicultura, o Departamento Nacional Infraestrutura e Transportes (DNIT), o Departamento de Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM), o Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Instituto do Patrimônio Histórioco Nacional (IPHAN), o Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM), o Instituto Chico Mendes, o Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS e a representação do Ministério da Agricultura. Até agora foram nomeados apenas as direções do DNOCS, Conab, IBAMA e FUNASA.