terça-feira, 21 de julho de 2015

TRE reprova prestação de contas da campanha de Zé Filho e Silvio Mendes


TRE reprova prestação de contas da campanha de Zé Filho e Silvio Mendes

Candidatos omitiram gastos relacionados a uma viagem em 2014.

O Tribunal Regional Eleitoral reprovou a prestação de contas eleitorais da campanha a reeleição do ex-governador Zé Filho (PMDB) e seu então vice Silvio Mendes (PSDB) nas eleições de 2014. De acordo com o TRE, os candidatos omitiram gastos relacionados a uma viagem de Teresina, Picos e São Raimundo Nonato. Para o relator do processo, juiz eleitoral José Wilson Ferreira de Araújo Júnior, “a falha verificada constitui irregularidade de natureza grave, capaz de macular as contas do candidato”.
O portal entrou em contato com o ex-governador Zé Filho para comentar a reprovação e foi orientado a conversar com o advogado Willian Guimarães, responsável pela defesa do ex-governador. William Guimarães explicou que as supostas omissões serão sanadas e que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, acrescentando que acredita na reformulação da decisão.
“Entendemos que não há gravidade na falha. O valor das supostas omissões não chegam a 1% do total do valor de gastos da campanha. Respeitamos a decisão do TRE, mas eles esqueceram que eventualmente o ex-governador pode ficar hospedado na casa de lideranças políticas e não gastar com hospedagem”, disse o advogado. Willian Guimarães informou ainda que no processo há o registro de todos os gastos com alimentação, que foram cerca de R$ 9 mil, e com hospedagem.
Na decisão, o juiz José Wilson Ferreira explica que a omissão de gastos impede um melhor controle por parte da justiça eleitoral e afetam a confiabilidade das mesmas. “É sabido que o objetivo da prestação de contas eleitoral é identificar todos os recursos arrecadados pelo candidato, e as despesas efetuadas para esse fim, com vistas a empregar o maior grau de transparência possível à campanha eleitoral, bem como proporcionar um melhor controle por parte da Justiça Eleitoral”, diz o parecer.

fonte portal o dia