sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Número de barraqueiros inscritos no corso de Teresina dobrou este ano


Número de barraqueiros inscritos no corso de Teresina dobrou este ano

As inscrições, que aconteceram do dia 11 até o dia 22 deste mês, foram realizadas no Distrito de Limpeza da SDU Leste

Em tempos de crise, uma oportunidade para aumentar a renda no final do mês é sempre bem-vinda. A exemplo disso, as inscrições de ambulantes e vendedores que usarão o espaço para comercializar bebidas e comidas na área que corresponde a Avenida Raul Lopes, durante o Corso 2016, foi intensa durante os dias de cadastramento. Segundo levantamento da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste), 825 ambulantes foram inscritos.
Foto: Divulgação
As inscrições, que aconteceram do dia 11 até o dia 22 deste mês, foram realizadas no Distrito de Limpeza da SDU Leste. “Foram feitas as inscrições de todos aqueles que nos procuraram dentro do prazo determinado. O cadastro do ambulante mostrou o compromisso que ele tem com a cidade, agindo corretamente inclusive com o meio ambiente”, disse Francisco Canindé, superintendente da SDU Leste.

Para a cozinheira Valdênia Leal, a festa do Corso tem gerando expectativas principalmente no tocante ao aumento da renda com as vendas de alimentos e bebidas. “Estou empolgada e aguardava ansiosa pelo Corso. Garanti meu espaço para vender cachorro quente, crepes, churrasco, misto, arrumadinho e bebidas. Com as vendas no Corso, quero ficar com uma folguinha no bolso, afinal é o maior do mundo, muita gente vai estar lá e com certeza vamos vender tudo”, disse a barraqueira.

Segundo o gerente de fiscalização da SDU Leste, Lupercio Medeiros, o número de barraqueiros inscritos dobrou em relação ao ano passado. “Em 2015 foram cadastrados uma média de 350. Percebemos também que houve uma variada no perfil de pessoas que nos procuraram: alguns comerciantes do ramo, outras famílias e até estudantes”, comentou o gerente.

Como é o caso da Jessica Abreu, estudante do 7° período do curso de enfermagem de uma faculdade particular, que procurou a SDU Leste para se cadastrar como ambulante e arrecadar recursos para sua festa de formatura. “Vou usar o espaço para vender bebidas, arrumadinho e creme de galinha. Quero aumentar o caixa para a formatura”, explicou a estudante.

No ato da inscrição os ambulantes assinaram ficha com observações importantes que devem ser seguidas, tais como: as barracas só poderão ser ocupadas a partir do dia 28 de janeiro, não havendo reserva antecipada de áreas; não poderão ser vendidas bebidas em garrafas de vidro; a Prefeitura não disponibilizará pontos de energia e cada barraqueiro será responsável pela limpeza de sua área ocupada, entre outros.

Segundo informações da SDU Leste, a fiscalização para alocação dos ambulantes será intensa. Mais de 30 fiscais estarão na quinta-feira (28), sexta-feira (29) e sábado (30), organizando e orientando a correta instalação das barracas.
Fundação funciona em horário especial para inscrições do Corso
A Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC) irá funcionar em horário especial neste sábado (23) para atender aqueles que desejam fazer inscrições para o Corso 2016. De 8h às 14h, uma equipe estará de plantão na sede da instituição para receber os interessados. A partir de segunda-feira (25) a FMCMC estará aberta no horário de 7:30 às 17hs.
As inscrições para o Corso 2016 podem ser feitas até o dia 29. Para realizar a inscrição é necessário RG, CPF e comprovante de residência do responsável pelo caminhão, documento do veículo e CNH do motorista. 
Este ano, estão sendo recebidos 10 kg de alimentos não perecíveis como doação por cada caminhão inscrito para participar do evento. Estes alimentos serão doados a instituições de caridade.

fonte portal o olho