Juiz Heliomar Rios volta a receber ameaças de morte e aciona Corregedoria do TJ/PI
O juiz Heliomar Rios Ferreira, titular da Vara Agrária em Bom Jesus, voltou a receber novas ameaças de morte. Nesta sexta-feira (17), o magistrado - que por três anos foi escoltado - apresentou material na Corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí contendo áudios com plano para lhe assassinar.
Heliomar Rios foi o primeiro juiz da Vara Agrária do Estado - criada em 2012. Assim que iniciou as ações para combater a grilagem de terra no Sul do Piauí, ele recebeu várias ameaças de morte. Ele chegou a andar 24horas escoltado e com carro blindado.
Hoje, o juiz entregou um CD na Corregedoria do TJ que contém gravações em que duas pessoas tramam contra ele.
“Entreguei o áudio que recebi na Corregedoria com uma gravação dizendo que um fulano de tal iria contratar um pessoal para me matar. Mas, a gente verifica que é mais uma tentativa de intimidar o nosso trabalho”, afirma o juiz.
O Cidadeverde.com apurou que o CD com os áudios foi entregue anonimamente no gabinete do juiz, que fica no Fórum de Bom Jesus ( a 632 km de Teresina).
“A gente detecta pela gravação que é uma tentativa de intimidação, mas a gente tem que ficar ligado, não se pode baixar a guarda”.
Sairá da Vara Agrária
Heliomar Rios informou ao Cidadeverde.com que sairá da Vara Agrária e atuará em outra área. Ele avalia que sua missão foi cumprida. Ele esteve à frente da Vara por cinco anos.
“Nosso trabalho já foi feito, está bem encaminhado. A população e o governo do Estado entenderam, inclusive com a edição da lei de regularização fundiária 6.709/2015. A Assembleia Legislativa e o poder judiciário entenderam, pois está formando um Núcleo para a regularização fundiária e vamos estar elaborando um projeto de regularização fundiária para o Estado”.