segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Projeto Leitura Livre inicia nova etapa da Penitenciária de Esperantina

Projeto Leitura Livre inicia nova etapa da Penitenciária de Esperantina

Leitura Livre está presente em sete unidades penais.

A Secretaria de Justiça do Estado (Sejus), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), iniciou, nesta segunda-feira (15), na penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina, o 3º ciclo o projeto Leitura Livre, que busca incentivar a educação no sistema prisional por meio da leitura.
No Leitura Livre, os reeducandos leem e elaboram resumos de obras da literatura nacional e estrangeira que são avaliados por uma comissão técnica. Com isso, o detento, além do aprendizado, tem direito à remição de pena – de acordo com a Lei de Execução Penal (7.210/84).
Em todo o Estado, o projeto já acontece em sete presídios e beneficiou 155 detentos. A meta da Diretoria de Humanização e Reintegração Social da Secretaria de Justiça é executar o Leitura Livre em 15 estabelecimentos penais.
De acordo com a Secretaria de Justiça, a oferta em educação no sistema prisional do Estado aumentou cerca de 300%, de 2015 a 2017. Além disso, até o fim do ano passado, 32% dos detentos participavam de programas educacionais no Piauí.

fonte http://www.pi.gov.br