terça-feira, 3 de setembro de 2019

Inauguração da Sala da Central de Inquérito da Justiça Militar

Inauguração da Sala da Central de Inquérito da Justiça Militar


Na manhã desta segunda-feira (02), foi inaugurada a Sala da Central de Inquérito da Justiça Militar, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí. 
0190902_inaug_central_inquerito_militar
A Sala de Inquérito da Justiça Militar tem como objetivo relacionar os crimes militares na fase pré-processual. 
0190902_inaug_central_inquerito_militar
O Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar Castilho, falou sobre a importância dessa nova instalação “É importante, pois na medida em que o policial militar se envolva em um crime militar, sua conduta não será apreciada por um juiz plantonista, mas por um juiz especializado, e nesse caso a Juíza titular da Justiça Militar, Dra. Valdenia, terá mais condições de fazer justiça referente à conduta do policial militar, pois ela lida com isso no dia a dia”, ressaltou o Comandante Geral. Ele também destacou que deseja que essa demanda seja cada vez menor, reforçando que os policiais militares exerçam suas atividades com profissionalismo, honra e legalidade. 
0190902_inaug_central_inquerito_militar
A Dra. Valdênia Moura, Juíza titular da 9ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, evidenciou ser de suma importância tanto a sala de Inquérito da Justiça Militar quanto a especialidade em si, fazendo referência ao que o Coronel Lindomar Castilho pontuou.  “A Polícia Militar se sustenta em dois pilares: a hierarquia e a disciplina. O que pode ser algo banal para um civil, para o militar pode ser muito grave, então quem tem o traquejo da Justiça Militar fica mais fácil de entender a gravidade do crime”. 
0190902_inaug_central_inquerito_militar
E o Juiz Luís Henrique, Coordenador da Central de Inquéritos da comarca de Teresina, parabenizou a Polícia Militar pelas instalações, enfatizou que o trabalho só tende a melhorar com essa nova medida de separar as audiências de custódia militar das audiências de custódia comuns. E também frisou ser uma atitude extremamente positiva, pois a Justiça trabalha de forma especializada e isso provoca maior celeridade e mais eficiência na prestação desse serviço jurisdicional. 
0190902_inaug_central_inquerito_militar
No evento, também estiveram presentes as autoridades civis Dr. Roberto Gonçalves, Defensor Público da Justiça Militar, o Dr. Silvio Valois, Juiz de Direito da Comarca de Monsenhor Gil e a Dra. Keila, Procuradora do Estado. As autoridades militares que participaram: o Subcomandante Geral da PMPI, Coronel Sousa Filho, o ex Corregedor da PMPI, Coronel Marcos Davi, o Coordenador Geral de Operações, Coronel Márcio, o Comandante de Policiamento dos Cerrados, Coronel Edson, o Diretor de Gestão de Pessoas, Coronel Feitosa, o Subchefe do EMG, Coronel Hudson, o Comandante de Policiamento Metropolitano II, Coronel Rodrigues, o Comandante de Policiamento do Semiárido, Tenente-Coronel Antoni, o Corregedor da PMPI, Tenente-Coronel Costa Lima e demais oficiais e praças da Instituição.


fonte http://www.pm.pi.gov.br