terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Empresária é abordada e tem caminhonete roubada em Teresina

O caso está sendo acompanhado pela Delegacia de Polícia Interestadual do Piauí (Polinter).



A empresária Nayana Fonseca, que possui diversas lojas de roupas femininas que levam o seu nome, publicou nesta segunda-feira (30), em suas redes sociais que foi vítima de um assalto e que passou por momentos de angústia durante a abordagem dos suspeitos em Teresina.

Nayana teve sua caminhonete, modelo Hilux, de placa QRO-3200 roubada no domingo (29) e ainda não recuperou o veículo. Ela compartilhou com seus seguidores a situação traumática pela qual passou e agradeceu o carinho de amigos, familiares e clientes que estavam preocupados com seu estado físico e emocional.

“Eu sei que muita gente gosta de mim, tem uma admiração muito grande e eu tinha que dá uma satisfação e da essa notícias para você, porque quando a gente é uma pessoa popular, a gente tem que dá sim satisfação para as pessoas e se eu tinha fé em Deus agora eu tenho mais fé ainda porque por pouco eu perdia a minha vida e eu não sabia também que eu era tão querida”, disse

Ainda em seu relato via Stories no Instagram, a empresária conta que foi abordada pelos bandidos e foi bastante constrangida e por pouco não perdeu a vida no assalto. “O problema não foi o carro, foi o que eu passei, foi todo o constrangimento. Não encontramos o carro ainda, mas eu estou muito grata a Deus pro estar viva, por pouco quase perdia minha vida”, afirmou Nayana visivelmente emocionada.

O caso está sendo acompanhado pela Delegacia de Polícia Interestadual do Piauí (Polinter). Até o momento nenhum suspeito foi preso.

fonte www.meionorte.com


segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

MPPI solicita manutenção de prisões de suspeitos flagrados com mais de 1 tonelada de cocaína

Brasao

O Ministério Publico do Estado do Piauí, por meio da 20ª Procuradoria de Justiça, com o auxílio do GAECO, interpôs na tarde de hoje (30/12/2019), perante o TJPI, pedido de reconsideração da decisão do desembargador José de Ribamar Oliveira, que determinou no último dia 26/12/2019, a liberdade de Alexandre Vilela de Oliveira, Vagner Farabote Leite e André Luiz Caje Ferreira, presos em flagrante no último dia 10/12/2019 por tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico, na posse de duas aeronaves.

Na mesma operação, comandada pelo GRECO, foi apreendida mais de 01 (uma) tonelada de cocaína. Foi verificado que contra André Luiz Caje Ferreira, já havia inclusive, mandado de prisão preventiva decretada pela Justiça de São Paulo, por crime de tráfico ilícito de entorpecentes.

O Ministério Público solicitou a reconsideração da decisão do Desembargador, e consequente expedição de mandado de prisão preventiva contra os investigados, haja vista a permanência de todos os requisitos e pressupostos legais para a decretação da prisão preventiva.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Teresina termina 2019 em 1º lugar no acompanhamento da frequência escolar



Ascom/Semec
Frequentar a escola é uma das condicionalidades para que famílias de baixa renda recebam o Bolsa Família, e a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) é a responsável por monitorar essa frequência na capital. Dados do Ministério da Educação revelam que Teresina tem sido, durante todo o ano de 2019, a capital com o melhor resultado em acompanhamento dos estudantes no Brasil.
Os números são enviados bimestralmente para o MEC, apontando alunos que cumpriram a especificação. A SEMEC monitora crianças e jovens matriculados nas redes públicas municipal e estadual, além de escolas particulares. Em novembro, foram mais de 60 mil estudantes avaliados, o que representa 99,88% dos beneficiários do Programa. Menos de 1% não foi localizado.
“De acordo com o Relatório Consolidado de Condicionalidades da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, do Ministério da Cidadania, Teresina conclui o ano de 2019 como a capital com melhor gestão do acompanhamento da frequência escolar das crianças e adolescentes das escolas do município, cujas famílias são beneficiários do PBF. Isso significa que Teresina está realizando um trabalho com qualidade no acompanhamento para que as crianças permaneçam e frequentem a escola diariamente”, pontua Madalena Leal, gerente de Assistência ao Educando na SEMEC.
Segundo Sandra Leite, assistente social responsável pela equipe de monitoramento na Semec, os resultados significam que esse público está cumprindo a condicionalidade e tem garantindo o direito ao acesso e permanência da educação.
“Isso se deve ao trabalho articulado e intersetorial das políticas de educação e assistência social, assim como da parceria com as escolas para acompanhar as crianças beneficiárias. Elas nos ajudam a identificar as vulnerabilidades e buscar formas de resolver as dificuldades que se apresentam”, conclui Sandra.

fonte pmt.pi.gov.br

Polícia Quadrilha explode posto bancário e troca tiros com a polícia

A ação ocorreu por volta de 00h45 quando três homens armados e com explosivos arrombaram o estabelecimento bancário.

Na madrugada desta segunda-feira (30), um bando de criminosos explodiram um posto de atendimento bancário e fizeram reféns em Joaquim Pires, localizado a 232 Km de Teresina.
  • Foto: Reprodução/VídeoPosto de atendimento destruído.Posto de atendimento destruído.
De acordo com informações repassadas pelo tenente-coronel Erisvaldo Viana, a ação ocorreu por volta de 00h45 quando três homens armados e com explosivos arrombaram o estabelecimento bancário.
“Eles não tiveram sucesso porque lá não tinha praticamente dinheiro, por ser final de ano. Os três chegaram em um Siena, eles estouraram o posto de atendimento mas não levaram o dinheiro e saíram em duas motocicletas de apoio e chegaram a trocar tiros com a polícia”, disse em entrevista à TV Cidade Verde.
Os criminosos chegaram a fazer reféns, mas os liberaram pouco tempo depois e não chegaram a leva-los da cidade. “No local ainda tiveram duas pessoas como refém, mas soltaram logo após a realização do assalto. Eles saíram em direção à cidade de Esperantina e entraram em uma estrada vicinal, segundo as imagens de câmeras de segurança”, complementa o tenente.
A polícia ainda realiza diligências e toda a área do município está cercada, incluindo as estradas vicinais da zona rural. Dez viaturas estão posicionadas com o apoio do Batalhão de Luzilândia, Esperantina e Piripiri.

fonte www.viagora.com.br

Polícia PM prende suspeito por tentativa de homicídio no Morada Nova

Os policiais foram acionados por testemunhas, que apontaram Danilo Fernandes Benvindo de Sousa como autor dos disparos.

Na madrugada desta segunda-feira (30), a Polícia Militar (PM) por meio da Força Tática prendeu um homem suspeito de tentativa de homicídio após efetuar disparos no bairro Morada Nova, zona Sul de Teresina.
  • Foto: Divulgação/Polícia MilitarDanilo de Sousa foi preso suspeito de tentativa de homicídioDanilo de Sousa foi preso suspeito de tentativa de homicídio
Segundo informações, os policiais foram acionados por testemunhas, que apontaram Danilo Fernandes Benvindo de Sousa como autor dos disparos. De acordo com a polícia, ao chegarem próximo a residência do suspeito, os policiais ouviram disparos próximo ao restaurante Cajuína, no Morada Nova.
Após ouvir os disparos, os policias seguiram para o possível local, onde avistaram duas pessoas. Ao seguir os suspeitos, a equipe ver um deles se desfazendo de um objeto, que momentos depois foi identificado como uma arma de fogo. Os dois foram abordados, e Danilo de Sousa foi encaminhado para Central de Flagrantes, onde irá responder por porte ilegal de arma de fogo. Junto com o suspeito foi apreendido dois celulares e uma quantia de R$ 39,00.

fonte www.viagora.com.br

PMPI participa de inauguração de Igreja na zona leste



Ontem, domingo (29), o Coronel Rodrigues, representando o Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar, esteve na inauguração de uma sede da Igreja Universal do Reino de Deus, localizada na Avenida João XXIII, em Teresina. 

Foto_30122019_121215
Também esteve presente o Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, acompanhado de Rejane Dias, Deputada Federal. O Pastor e Deputado Estadual Gessivaldo afirmou que, na sua concepção, este foi um momento para celebrar. “Feliz por ter recebido cada obreiro, jovem, grupo e convidado especial”. 
Foto_30122019_121215

Postagem: SAV Alveralicy
DCOM






















fonte http://www.pm.pi.gov.br

"As pessoas se assustam vendo uma mulher negra juíza", revela magistrada

Foto: Arquivo Pessoal da juíza / enviada ao Cidadeverde.com
"Perdi as vezes de quando entravam na sala, nem ao menos davam bom dia, só diziam que queriam falar com o juiz. Às vezes eu era ríspida, outras, virava a cadeira e dizia: 'bom dia, eu sou a juíza'". Quem conta essa história é Mariana Marinho Machado. Segundo ela, chegar a um cargo de tanta autoridade sendo mulher, negra e jovem parece que "confunde" as pessoas, mas na verdade, escancara um preconceito que tanta gente teima em dizer que não existe.
Aos 35 anos, Mariana é responsável pela comarca de Itainópolis (a 365 km de Teresina), que atende também os municípios de Vera Mendes e Isaías Coelho. Natural da Bahia, Mariana já exerceu a magistratura no Pará e está no Piauí há sete anos. Atualmente, tem 2 mil processos distribuídos e já finalizou, somente neste ano, 980 processos.
"Hoje as pessoas já me conhecem na comarca, já estou aqui há dois anos, então essas situações são mais raras", pondera. Mas a discriminação por seu biotipo físico sempre aconteceu. Ela conta que desde pequena ouvia comentários indesejáveis na escola, porém, foi depois que passou no concurso para magistratura que percebeu o preconceito mais presente.
"Eu sempre passei por situações como alguém falar do meu cabelo, por exemplo, na escola. Era bullying, mas não tinha esse nome. Mas eu senti mais o preconceito foi quando eu entrei na magistratura, porque é um lugar de autoridade. Várias vezes, quando me viam trabalhando pensavam que eu era assessora. Quando fui professora também senti os olhares. Na primeira vez que entrei numa sala de aula, as pessoas me olharam diferente. É tão institucional que as pessoas se assustam vendo uma mulher, negra, nova, juíza", explica.
Mariana passou no concurso aos 27 anos, sem cotas. Mas defende o sistema de cotas para oportunizar a entrada de negros no serviço público. "Meus pais são negros. Sempre tivemos muito orgulho da nossa raça. Eu e meus irmãos estudamos em colégios bons. Quando eu fiz concurso não tinha cotas, mas hoje vejo que é necessário. Os negros são maioria no Brasil, mas são minoria em cargos públicos. Na magistratura somos apenas 1,6% no Brasil", ressalta.
Foto: Arquivo Pessoal da juíza / enviada ao Cidadeverde.com
Para a juíza, o maior problema no combate ao preconceito é não aceitar que ele existe. "Quando você entra numa loja, as pessoas não vão para você, as vendedoras de lojas chiques não são negras. É assim que acontece", resume.
No dia-a-dia, Mariana opta por uma vida mais resguardada, evita muita exposição, mas não abre mão de reagir à situações de discriminação e preconceito.
"Em casos de racismo e injúria racial, com certeza eu dou voz de prisão, mas nunca precisei chegar a isso. Uma vez, uma pessoa que trabalha comigo foi xingada e eu acredito que a pessoa queria atingir a mim, mas falei que isso geraria processo e fui atrás. Já julguei vários casos de racismo e injúria racial, vários", destaca.
Especificamente com ela, a juíza lembra de uma vez que um advogado questionou sua capacidade de julgamento. "Um advogado começou a se exaltar e disse: 'não sei se a senhora teria capacidade para julgar'. Ele queria buscar uma suspeição minha, mas eu não sou de perder a cabeça, até para ninguém dizer que não tenho imparcialidade. Só disse: 'Doutor, o senhor não quer retificar o que disse?'. Um amigo dele deu um toque e ele se acalmou, voltou atrás", conta.
Por casos como esses, Mariana sempre atende as pessoas na presença de alguém, nunca sozinha. "Nós, magistrados, sempre estamos no olho do furacão. Se eu faço qualquer coisa, até fora de casa, não é a Mariana, é a juíza. Então, me preservar é uma questão de segurança. Aqui no Piauí, além do racismo há também muito machismo e isso é refletido nos feminicídios. Aqui na cidade, chega um homem juiz, vai para academia e é normal. Chega uma magistrada, vai para academia é porque quer se mostrar", compara.
"Às vezes ouço: 'a senhora é tão nova, vem sozinha para o Piauí, como seu marido deixa?' Como é que pode? Meu marido tem que deixar eu vir trabalhar? Isso não existe", indigna-se.
Apesar de todos os desafios enfrentados, Mariana Marinho não tem do que se queixar da vida que leva hoje. "Aqui em Itainópolis as pessoas já se acostumaram comigo e me tratam muito bem. Eu fico lisonjeada com o reconhecimento, o respeito e o carinho. Fiquei 12 dias afastada cuidando do meu pai e quando cheguei ganhei um bilhetinho: 'Que bom que a senhora voltou'. As pessoas me perguntam como eu aguento ficar no interior. É por todo carinho que recebo. Só peço muita saúde para eu conseguir fazer meu trabalho. Quando vou numa escola que as crianças me vêem, elas se sentem representadas, isso é gratificante. Elas sabem que elas também podem chegar lá", declara.
Foto: Arquivo Pessoal da juíza / enviada ao Cidadeverde.com

fonte cidadeverde.com

domingo, 29 de dezembro de 2019

Universal inaugura 'Catedral da Fé' com milhares de fiéis em Teresina



A Igreja Universal do Reino de Deus inaugurou a nova catedral de Teresina (PI), nesse domingo (29/12). O templo é localizado na Avenida João XXIII, 770, no bairro Noivos.
A abertura oficial da nova sede acontece durante reunião especial de inauguração, que será ministrada pelo Bispo Renato Cardoso para cerca de 6 mil pessoas, com interpretes de libras em pontos estratégicos para traduzir a pregação do bispo.
O evento conta com a presença de autoridades, como o governador do Piauí, Wellington Dias, prefeito de Teresina, Firmino Filho, senador Elmano Férrer, vereador Pastor Levino, deputados Rejane Dias e Gessivaldo Isaías, que em vídeo comentou a importância deste templo para a capital.
Assista:


A Universal está presente em Teresina desde 1986. O atual templo, inaugurado em abril de 1998 comporta 1.300 pessoas. Entretanto, em razão do crescente número de fiéis e simpatizantes, foi necessário expandir e construir a nova sede.
Com as obras iniciadas em setembro de 2017, a nova catedral tem área construída de 9.810,61 m² e capacidade para 2.240 pessoas sentadas. O templo oferece assentos para pessoas com necessidades especiais, mobilidade reduzida e obesos.
Além disso, a nova catedral oferece estacionamento gratuito com vagas para 240 automóveis e 34 motos. A nova sede da Universal no Piauí dispõe, ainda, de salão nobre com 200 poltronas, acomodação para crianças na Escola Bíblica Infantil (EBI), salas para os programas sociais e atividades administrativas, ambulatório e estúdios de rádio e TV.

Tecnologias utilizadas no novo Templo dispõe de iluminação por LED, telhado com sistema termoacústico, sistema de ar condicionado equipado com compressores de elevada eficiência, sistema de automação do público que controla a iluminação da nave, sistema de áudio e vídeo com painel de LED e sistema de reuso da água de chuva.
Juntas, elas proporcionarão maior conforto aos frequentadores, além de contribuírem com a redução do impacto ambiental a partir do melhor aproveitamento da energia elétrica e da redução das emissões de ondas sonoras para o espaço urbano.
Localizada a 4 quilômetros do antigo prédio, a edificação situa-se numa área privilegiada, próxima aos principais shoppings da cidade, além de possuir fácil acesso pela localização central e pela farta disponibilidade de transporte público.
Veja fotos:









Fonte: 180graus.com/Com informações do Unicom

Idoso de 74 anos é morto a tiros durante assalto no Norte do Piauí

Um homem, identificado como Francisco Sampaio, de 74 anos, foi assassinado a tiros no início da tarde deste domingo (29/12), durante assalto em Piripiri, Norte do Piauí. As informações são do Piripiri Repórter.
A vítima foi foi abordada por suspeitos na estrada na região do Assentamento Mulheres Organizadas, zona rural de Piripiri, sentido bairro Crioli.
Os suspeitos levaram a motocicleta da vítima, uma Pop 100.
A Polícia Militar esteve no local e isolou a área até a chegada da Perícia Criminal. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para fazer a remoção do corpo.

fonte 180graus.com

Líder comunitário é morto a tiros na zona sul de Teresina



O caso aconteceu na noite deste sábado e repercutiu nas redes sociais


O líder comunitário Paulo Sérgio Vieira da Silva, de 48 anos, foi morto a tiros na noite deste sábado na Avenida Celso Pinheiro, região do bairro Cristo Rei, zona sul de Teresina.
De acordo com informações do Departamento de Homicídios em Proteção à Pessoa (DHPP), a vítima pilotava uma motocicleta e foi surpreendida por elementos que estavam em um veículo, que efetuaram pelo menos cinco disparos.
O homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo foi recolhido momentos depois pelo Instituto de Medicina Legal.
Paulo Sérgio foi alvejado com pelo menos cinco disparos (Foto: Divulgação/Redes Sociais)
Paulo Sérgio era o presidente da associação de moradores do residencial Terra Prometida, uma invasão localizada nos arredores do bairro Cristo Rei, zona sul. Nas redes sociais, moradores da região lamentaram o homicídio e levantaram suspeitas de execução.
O deputado estadual Franzé Silva(PT) também  utilizou as redes sociais para lamentar o ocorrido e cobrar maior celeridade na apuração dos fatos.
“Era um homem sério, honrado e uma liderança comunitária respeitada na região. Neste momento de dor, me solidarizo com a família e informo que já solicitei a apuração do caso para autoridades como o Secretário de Segurança, Fábio Abreu, e o Delegado Geral, Lucy Keiko”, escreveu o deputado.

fonte www.portalodia.com

Secretário desabafa após soltura de acusados de tráfico de drogas



Uma decisão do Desembargador José Ribamar Oliveira possibilitou a soltura de envolvidos na quadrilha acusada de movimentar mais de 1 tonelada de cocaína


O secretário de Segurança Fábio Abreu desabafou ao comentar a decisão do Desembargador José Ribamar Oliveira que possibilitou a soltura de presos envolvidos na quadrilha acusada de movimentar mais de 1 tonelada de cocaína , presa no último dia 10 de dezembro, na zona norte de Teresina
 Em um áudio que circula nas redes sociais, o secretário classifica a decisão de conceder a liberdade aos acusados como absurda e se solidariza com os policiais que participaram da operação.
“Eu entendo perfeitamente essa revolta de vocês que participaram dessa operação[...]Decisão desastrosa, um absurdo, um tapa na cara, principalmente de vocês que trabalharam insistentemente em relação a essa operação”, disse o secretário, em um áudio que seria direcionado a policiais do Grupo de Repressão ao Crime Organizado(Greco).
Em áudio divulgado nas redes sociais, Fábio Abreu demonstrou revolta com a decisão do Judiciário (Foto: Assis Fernandes/O Dia)
Apesar da indignação, o secretário afirma que ainda acredita na possibilidade da decisão ser revogada pelo poder judiciário. 
“Eu espero que seja revisto. Não justifica, em tão poucos dias após uma prisão tão grande, nós termos a infelicidade de acompanharmos a soltura de todos. É revoltante, é de indignar  mesmo você ver uma decisão dessa, mas eu continuo acreditando na justiça e continuo acreditando que a gente vai evoluir”, afirmou.
“Se nós não tivermos ações mais efetivas nesse sentido, os nossos policiais vão ficar cada vez mais desmotivados. É muito difícil para nós, enquanto gestor, estar motivando em uma situação dessa”  , completou o secretário. 

fonte www.portalodia.com

Corpo da cantora Andreia Ribeiro é velado; HUT aponta mal súbito e broncoaspiração



O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) explicou que houve um equívoco ao informar que a cantora de forró Andreia Ribeiro teve como causa da morte uma pneumonia. Segundo nota da assessoria de comunicação ao Cidadeverde.com, a cantora morreu em decorrência de um mal súbito que sofreu durante o show que fazia, no município de José de Freitas, 37 km de Teresina. 
De acordo com o HUT, a cantora teve um episódio de vômito com broncoaspiração. Ao chegar no hospital, foram feitas várias manobras de reanimação sem sucesso. Andreia deu entrada às 5h28 desta madrugada, transferida do hospital de José de Freitas. Ela morreu por volta das 8h30. 
Veja a nota do HUT na íntegra
A paciente Andreia Ribeiro sofreu um mal súbito na cidade de José de Freitas. Em decorrência do mal súbito ela sofreu vômito e broncoaspiração, e deu entrada no hospital da cidade, onde foi entubada e encaminhada para o HUT.  A paciente chegou ao HUT às 5h28 em estado gravíssimo e foi prontamente atendida. Os médicos fizeram todas as manobras possíveis para a reanimação da paciente, porém ela veio a obito às 8h30 da manhã.
Velório
O corpo de Andreia está sendo velado na Funerária Pax União, localizada na Avenida Miguel Rosa. Circulam nas redes sociais informações de que será realizado o translado do corpo para São Paulo, onde mora a mãe da cantora, mas não há confirmação. 
No instagram da cantora, centenas de postagens lamentam o ocorrido. 
A Prefeitura de José de Freitas publicou em suas redes sociais uma nota de pesar pelo falecimento de Andreia. Veja a nota na íntegra:

A Prefeitura de José de Freitas, em nome do prefeito Roger Linhares se solidariza com a família e amigos pelo falecimento da cantora Andreia Ribeiro, no Hospital de Urgências de Teresina na manhã deste domingo.
Uma artista dedicada e talentosa que por diversas vezes se apresentou em José de Freitas, contagiando a todos com sua alegria e irreverência.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares reiterando nosso voto de pesar pela grande perda e agradecimentos à dedicação e trabalho prestados a nossa população.



fonte cidadeverde.com

sábado, 28 de dezembro de 2019

SETUR Região litorânea é a mais procurada por piauienses para o Réveillon



De acordo com dados do Ministério do Turismo (MTur), 46,2% optam pelo segmento “Sol e Praia” no Nordeste.
Mar de águas calmas e cristalinas, tranquilidade, charme, boa gastronomia e muita beleza. Essas são as qualidades do litoral piauiense. O Piauí recebe na região, neste fim de ano, um fluxo maior de turistas comparado com as outras temporadas, sendo Barra Grande, Coqueiro e Atalaia as praias mais procuradas.
O secretário de Estado do Turismo, Flávio Nogueira Júnior explica que a Setur fez um trabalho antecipado para garantir que os visitantes que se deslocaram para o litoral tenham segurança e opções variadas. “Nosso papel é de notificar e acompanhar os demais órgãos que, todos os anos, trabalham em conjunto e com resultados satisfatórios. Enviamos ofícios e nos antecipamos para qualquer eventualidade que surgir. Coqueiro e Atalaia sempre estão entre os destinos certos, por toda sua beleza e calmaria. Barra Grande, que é palco de grandes festas, vem crescendo a cada dia e surpreendendo”, frisa o gestor.
Vilarejo de Barra Grande
Praia de Atalaia
O subcomandante da Polícia Militar, coronel Sousa Filho, destaca sobre o reforço do policiamento. “A missão é cumprir o papel constitucional por meio do policiamento ostensivo e preventivo. A Polícia Militar focará na prevenção e, por isso, estamos nos deslocando com um reforço de 100 policiais militares, mais 30 policiais do 2º BPM e CPITur”, ressalta.
De acordo com dados do Ministério do Turismo (MTur), 46,2% optam pelo segmento “Sol e Praia” no Nordeste. O ministro, Marcelo Álvaro Antônio, comemora os resultados gerais na região. “Esses dados vêm coroar o ano de 2019, que apresentou vários resultados positivos. É cada vez mais notória a participação dos turistas da região Nordeste no crescimento do turismo no país e dos empresários que pretendem investir ainda mais neste setor. Isso é um importante impulso para continuarmos trabalhando ainda mais para desenvolver o setor turístico nacional, gerando emprego e renda”, finaliza.

fonte www.pi.gov.br

SAÚDE Sesapi elabora plano de ação para Réveillon no litoral



A Sesapi elaborou um plano de contingência para garantir que todos possam ter uma festa tranquila e com a assistência assegurada.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) preparou um plano de ação voltado para o atendimento à população que vai passar o Réveillon no litoral piauiense. A partir deste sábado (28), equipes de saúde vão reforçar o atendimento de urgência e emergência nas cidades de Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia.
As cidades litorâneas chegam a receber uma população flutuante de cerca de 150.000 pessoas no período dos eventos, aumentando assim, o número de veículos e os riscos de acidentes, afogamentos, embriaguezes, queimaduras e insolação. A Sesapi providenciou o reforço de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, motoristas e apoio técnico para os municípios do litoral e também para as principais praias Coqueiro, Atalaia e Barra Grande.
Em Luís Correia, as ambulâncias ficarão estacionadas em pontos estratégicos das referidas praias. Em Cajueiro da Praia, a ambulância ficará no posto de Saúde de Barra Grande. Os hospitais Dirceu Arcoverde, em Parnaíba e Nossa Senhora da Conceição, em Luís Correia, também vão contar com equipes de apoio no atendimento à população.
De acordo com o secretário Florentino Neto, o trabalho visa, acima de qualquer coisa, não causar desassistência à população. “Montamos uma estratégia de comando e controle, conforme necessidade de cada área. É fundamental garantir o atendimento de urgência à população, reforçando a quantidade de profissionais, ambulâncias com equipamentos, medicamentos e materiais médico-hospitalares essenciais para atendimento”, afirma o gestor.
Todos os hospitais regionais e estaduais já definiram as escalas de plantão durante o período de fim de ano para garantir atendimentos de urgência à população.

fonte www.pi.gov.br

Homem implora para não ser morto por policial em Piracuruca; assista

"Policial muito agressivo vive me ameaçando. Se eu aparecer morto a população esteja sabendo o que aconteceu", declarou.



Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra o relato de James Roberto da Silva Borges, afirmando que está sendo ameaçado de morte por um policial militar identificado como Yure, no município de Piracuruca, no Norte do Piauí.

Na gravação, o homem conta que vem sofrendo pressão psicológica do policial, que segundo ele, é conhecido por ter um temperamento agressivo.  James chega a se emocionar em diversas partes do vídeo e revela que "se aparecer morto amanhã, a população de Piracuruca esteja sabendo o que aconteceu com a minha pessoa".
Ainda no vídeo, James diz que na última abordagem o policial apreendeu a sua motocicleta, que estava com dívidas e finaliza pedindo ajuda a sociedade e autoridades.
Até o momento, a Polícia Militar do Piauí não se pronunciou sobre a denúncia contra o PM e deve instaurar procedimento para apurar o caso.
Assista ao vídeo:

fonte www.meionorte.com

Polícia Delegado Anchieta tem prisão preventiva mantida pela Justiça

O juiz José Olindo Gil Barbosa determinou que o delegado Anchieta Pontes, preso no dia 26 de dezembro, continue detido. O delegado também pode responder por processo administrativo.

Na sexta-feira (27) o delegado Anchieta Pontes, suspeito de agredir com golpes de faca uma mulher com a qual manteve um relacionamento extraconjugal por quatro anos, teve a prisão preventiva mantida pelo juiz José Olindo Gil Barbosa, da 5ª Vara Criminal.
  • Foto: DivulgaçãoDelegado Anchieta PontesDelegado Anchieta Pontes.
A prisão do delegado foi mantida em audiência de custódia, após ser avaliado prática de tortura na condução do delegado preso, o que não foi constatado. O juiz determinou que o delegado fique detido no 10º Distrito Policial.
O delegado Anchieta Pontes foi preso na última quinta-feira (26), em uma casa na zona Leste de Teresina. Além da investigação criminal, o delegado também pode responder processo administrativo pela Corregedoria da Polícia Civil. De acordo com o corregedor-geral da Polícia Civil, delegado Emir Maia, o processo admirativo seria instaurado na sexta-feira (27), e pode gerar sanções e expulsão da polícia. 

fonte www.viagora.com.br