sexta-feira, 12 de junho de 2020

Atuação do MPPI em conjunto com a Defensoria Pública resulta na instalação de Abrigo para idosos em Teresina

Foto da fachada da ILP Nosso Lar

Foi inaugurada nesta sexta-feira (12), a Instituição de Longa Permanência “Nosso Lar”. A instituição foi criada pela Prefeitura de Teresina (PMT) e será administrada pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASP). A unidade, que fica na rua Jônatas Batista, Centro Norte, próximo ao Mercado do Mafuá, acolherá idosos em situação de vulnerabilidade durante a pandemia.

 

A ILPI resulta do trabalho do Ministério Público do Piauí (MPPI) e da Defensoria Pública do Estado (DPE-PI). As duas instituições ingressaram com uma ação civil pública e obtiveram uma decisão judicial para que o governo do estado e a prefeitura da capital implantassem uma ILP, mas o estado recorreu da decisão. A PMT se comprometeu em criar a unidade de abrigamento e entregou no início da tarde de hoje a ILP “Nosso Lar”.

 

Fotos do idosos conversando

foto da recepção da ILP

pessoas conversando

Pessoas conversando

 

 

Os primeiros residentes da unidades eram moradores de ruas que estavam abrigados no estádio municipal Lindolfo Monteiro, na região central de Teresina.

 

"Estou muito feliz com a inauguração dessa unidade. A instituição é fruto de um árduo trabalho do Ministério Público e da Defensoria Pública. Agora essas pessoas podem ter uma moradia digna", disse a promotora Marlúcia Evaristo, titular da 28ª Promotoria de Justiça de Teresina, que atua na defesa da pessoa idosa.

 

A capacidade da ILP Nosso Lar é para 15 moradores, até o momento menos de 10 vagas foram preenchidas.

 

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI