O201º aniversário da Batalha do Jenipapo foi comemorado com solenidade e homenagens nesta quarta-feira (13/02), no Monumento Heróis do Jenipapo, em Campo Maior. O evento, que aconteceu anualmente, relembra um dos confrontos mais sangrentos da Guerra da Independência do Brasil, um embate ocorrido no dia 13 de março de 1823 às margens do rio de mesmo nome na vila de Campo Maior, Piauí.
A programação teve inicio às 9h com a solenidade Cívico-Militar. Em seguida, foi realizado o desfile militar, apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”, e a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí a personalidades que fazem parte da história do Estado.
No monumento foram entregues somente as medalhas do estado. A medalha Heróis do Jenipapo foi entregue na câmara de vereadores.
Às 12h, aconteceu a realizada missa em ação de graças, na Catedral de Santo Antônio na Praça Bona Primo, em Campo Maior.
PEÇA TEATRAL
Dirigido por Franklin Pires, o espetáculo A Batalha do Jenipapo conta com 45 alunos da Escola de Teatro Gomes Campos, além de 68 atores e atrizes e ainda 10 cantores.
Segundo Franklin, entre outras novidades, o protagonismo negro estará à frente da Batalha do Jenipapo, servindo para além de contar o fato histórico, questionar o papel do negro nas lutas pela independência do Brasil.
VEJA MAIS FOTOS