De acordo com o governo, a medida garante passe livre em ônibus intermunicipais e trens, quando disponíveis, promovendo maior acessibilidade para os beneficiários.
A partir do dia 23 de janeiro de 2026, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) e a Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans-PI), vai iniciar a emissão da Carteira do Passe Livre para pessoas com HIV/Aids no Piauí, por meio da plataforma Gov.pi Cidadão.
O secretário estadual de saúde, Antônio Luiz, se reuniu nesta terça-feira (23), com os representantes dos outros órgãos responsáveis pela execução do programa e integrantes de organizações e coletivos sociais. Na ocasião, o gestor realizou a entrega da simbólica da primeira Carteira do Passe Livre para Lismara Castro, moradora de Esperantina, que vive com HIV/Aids há 26 anos.

Lismara Castro relatou que essa é uma conquista importante que possibilitará mais qualidade de vida para essa população. “Isso representa liberdade de adesão ao tratamento. Estar no Piauí tendo passe livre para garantir a vinda do meu município para Teresina é liberdade e mais saúde. Vou poder cumprir minhas consultas e buscar minha medicação sem perder a pontualidade. Isso promove qualidade de vida para muitas pessoas no Piauí, com liberdade de tratamento”, disse.
De acordo com o governo, a medida garante passe livre em ônibus intermunicipais e trens, quando disponíveis, promovendo maior acessibilidade para os beneficiários. Para ter acesso ao benefício, os interessados deverão apresentar laudo médico comprovando o diagnóstico, documento oficial de identificação e comprovante de residência no Piauí. O cadastro deve ser renovado anualmente.
fonte www.viagora.com.br