Detentos poderão deixar o sistema prisional nesta quarta-feira (24) e devem retornar até o início de janeiro, segundo a Sejus.
Cerca de 510 presos do regime semiaberto no Piauí serão beneficiados com a saída temporária de Natal e poderão deixar as unidades prisionais do estado nesta quarta-feira (24). O retorno ao sistema prisional está previsto para o início de janeiro, conforme determinação da Justiça
De acordo com o secretário estadual de Justiça, coronel Carlos Augusto, todos os detentos beneficiados serão monitorados por tornozeleira eletrônica durante o período da saída temporária. A medida tem como objetivo garantir o cumprimento das regras impostas aos apenados.
Segundo a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), a taxa de retorno dos presos beneficiados com a saidinha em datas comemorativas, como Natal, Dia dos Pais e Dia das Mães, é considerada alta no estado, chegando a cerca de 97,6%. Os detentos que não retornam na data estabelecida passam a ser considerados foragidos.
Ainda conforme a Sejus, o descumprimento das regras pode resultar em punições previstas em lei, como a regressão do regime de cumprimento da pena. Nesses casos, o preso pode deixar o regime semiaberto e retornar ao regime fechado, no qual não há autorização para trabalho externo.
fonte revistaaz.com.br
