sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Secretário de Fazenda esclarece dúvidas sobre pagamento do IPVA


Secretário de Fazenda esclarece dúvidas sobre pagamento do IPVA

Com o início de 2014, renova para os motoristas do Brasil Imposto sobre a propriedade de veículos automotores. A taxa varia de acordo com cada veículo e pode chegar até 2,5% para carros. 

Fotos: Evelin Santos/ Cidadeverde.com

O pagamento chega a render R$ 142 milhões aos cofres do Estado durante o ano. O secretário estadual de Fazenda Silvano Alencar, participou de entrevista ao Jornal do Piauí desta sexta-feira (03), onde esclareceu dúvidas dos telespectadores sobre o pagamento da taxa.

De acordo com o secretário, tudo que é arrecadado com o IPVA vai para a Cota Única e é utilizado nas políticas públicas do Estado. "Essa taxa tem sido o instrumento fundamental para um Estado bem dotado com estradas de boa qualidade", enfatizou o secretário,

Silvano explicou que o IPVA é calculado com base na nota fiscal do veículo, por isso a variação de valor. Para o secretário com o mercado de veículos aquecido é natual um crescimento no imposto e em contraponto, quando há uma redução no mercado o imposto também cai.

Houve uma redução no valor do imposto para carros usados. Segundo Silvano, a redução no Piauí não passa de 4,5%, enquanto em outros Estados ela chega a até 15%. "A redução daqui é compatível com a condição sócioeconômica do piauiense. É sempre esperada dentro do mercado", esclareceu o secretário.

Silvano enfatiza que o imposto não está vinculado necessariamente a obras, mas que faz parte das receitas do Estado. "A prefeitura recebe 50% do IPVA. Há uma partilha onde ele deve cuidar da sua pasta. Eu entendo que poderia ser muito mais aproveitado, mas temos que avançar com a sociedade exigindo a aplicação desse recurso, ele está no caminho certo", concluiu Silvano.

fonte cidadeverde.com