Memorial Zumbi pode ceder parte de sua área para ambulantes da saúde
Parte do Memorial Zumbi dos Palmares poderá ser cedida por cinco anos para vendedores ambulantes do pólo de saúde, no Centro de Teresina (PI). O governador Wilson Martins (PSB) encaminhou mensagem para a Assembleia Legislativa pedindo que os deputados estaduais aprovem a proposta, já discutida com o movimento negro.
Fotos: Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde
O projeto prevê que a área dos fundos do memorial, na avenida Miguel Rosa, seja cedida para ambulantes que ocupam as calçadas da rua São Pedro, próximo ao conjunto de hospitais que existe na região. Há anos os vendedores negociam com o poder público e já recusaram ofertas da Prefeitura de Teresina, pois teriam que ficar mais distantes do complexo de saúde.
O Memorial Zumbi dos Palmares foi inaugurado em 2007 no lugar da antiga escola Domingos Jorge Velho, que homenageava o bandeirante que desbravou terras no Piauí, a custo da morte de índios no Estado. O desbravador é o mesmo que destruiu o quilombo de Zumbi dos Palmares, em Alagoas.
Rita e a área que deve ser usada pelos ambulantes
O movimento negro do Piauí, que reivindicava o fim da homenagem ao bandeirante, também participou das negociações sobre a cessão do espaço.
Rita de Cássia Lima, coordenadora do memorial, informou ao Cidadeverde.com que participou de duas reuniões para se discutir o assunto. Segundo ela, os ambulantes queriam ocupar a lateral do prédio, mas o movimento não concordou.
fonte cidadeverde.com