sexta-feira, 13 de junho de 2014

Lula tentou evitar desistência de João Vicente na véspera do anúncio

Lula tentou evitar desistência de João Vicente na véspera do anúncio

Terça-feira à noite, dia 10 , quando eram muito fortes os rumores de que o senador João Vicente Claudino tinha decidido, por uma série de motivos, não disputar a reeleição, o ex-presidente Lula ligou para ele e passou quase 30 minutos ao telefone. Foram muitos os apelos, mas não conseguiu demover o presidente do PTB da sua decisão. O máximo que obteve foi a informação de que o nome que indicaria como seu substituto seria forte.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1João Vicente Claudino(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)João Vicente Claudino anuncia desistência
Portanto, quando chegar hoje a Teresina para um encontro político, Lula estará consciente de que a posição de João Vicente Claudino é irreversível mas não passará despercebido, declarando que a chapa continua muito forte e que Elmano reúne todas as condições de contribuir com a vitória da chapa encabeçada por Wellington Dias.

Na realidade tanto Wellington quanto Lula sabem que não é a mesma coisa. Elmano é um nome muito popular, simpático, humilde e muito bem aceito, mas estava preparado para vencer, com folga, uma eleição para deputado estadual. Uma eleição majoritária se constrói com bases fortes, principalmente no interior. O forte de Férrer é a capital.
Imagem: ReproduçãoLula(Imagem:Reprodução)Lula
O Partido dos Trabalhadores e o PTB precisam assegurar esse apoio ao ex-prefeito de Teresina, que terá pela frente um profissional da política, Wilson Martins, que há pelo menos quatro anos vem construindo uma candidatura ao Senado. 

Decência

No dia seguinte, pouco depois das 11 horas, na sede do PTB, João Vicente ratificaria sua decisão: não disputaria mais a reeleição.

A maneira como o fez foi cercada de decência e coragem. Nas entrelinhas do discurso ficou claro que foi uma decisão dolorosa, de caráter muito pessoal, mas impulsionada por alguma situação imperiosa.

fonte gp1