sábado, 14 de junho de 2014

Presidente da OAB pede ao TJ informatização de processos

Presidente da OAB pede ao TJ informatização de processos

Com acesso on-line aos processos, a Ordem dos Advogados no PI acreditam em maior agilidade da Justiça do Estado.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secção Piauí, Willian Guimarães, pediu a nova mesa diretora do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ/PI) maior agilidade no processo de informatização do acesso por advogados a processos judiciais. 

Willian Guimarães.

O pedido foi feito durante audiência com o presidente da Corte, desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho. Atualmente, para acessar um processo no qual é procurador, um advogado precisa se deslocar até a Comarca de origem do processo.

“A informação que temos é que o Tribunal enfrenta dificuldades de ordem tecnológica para cumprir nosso pedido. Mas a nova gestão se comprometeu e já está tomando medidas para nos atender”, disse o presidente da OAB-PI.

Willian Guimarães revela, ainda, que a falta de acesso digital é agravada pela insuficiência de profissionais nas secretarias, a burocracia dificulta e atrasa o andamento processual. 

“O TJ há muitos anos vem digitalizando os processos. Em especial nos últimos dois anos. É um problema não ter os processos disponibilizados na internet. Se isso acontecesse, também teríamos uma maior economia de recursos”, explica o representante da categoria. 

A informatização do processo contribuirá, ainda, para uma maior celeridade da Justiça Piauiense e a uma melhor prestação do serviço pelo profissional da advocacia. Sistemas semelhantes já existem em outros Estados brasileiros e dão bom resultado.

“Hoje o profissional sai ‘às cegas’ do seu escritório, o que além de demandar tempo, ocupa o servidor, que poderia está atuando na finalidade do processo, e não apenas dando informações”, comentou.

Diante da situação, o Desembargador Raimundo Eufrásio garantiu que irá buscar soluções para a demanda. “Buscaremos ampliar o universo de possibilidades de informatização do processo, pois queremos facilitar e dar mais atenção a essa área tão importante que é Tecnologia da Informação”, garantiu.

fonte cidadeverde.com