Prefeitura de Teresina discute programa táxi-turismo com cooperativas
Com o objetivo de discutir o programa "Táxi-Turismo", criado pela Lei 4.515, de 21 de fevereiro de 2014, a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), reuniu os presidentes das cooperativas de táxi Cootaero, que atende ao Aeroporto de Teresina, e Rodotáxi, que atende aos passageiros do Terminal Rodoviário. O convite foi extensivo a todas as demais cooperativas de táxi de Teresina.
A partir da assinatura do decreto de regulamentação da lei, o programa entrará em fase de execução, ocasião em que será firmado Convênio de Cooperação Técnica com a Fundação Wall Ferraz, responsável pela realização dos cursos. Nesse particular, a Fundação Wall Ferraz e a SEMDEC já estão adiantando algumas ações conjuntas, como a elaboração das apostilas dos dois cursos previstos e o cronograma de aulas. De acordo com os presidentes das cooperativas presentes à reunião, a Prefeitura poderá utilizar os auditórios da sede da Cooperativa Rodotáxi, próximo ao Terminal Rodoviário, e uma sala no Aeroporto de Teresina, a ser viabilizada através da Infraero.
"Estamos trabalhando também em outras áreas para minimizar as dificuldades que o taxista enfrenta no dia-a-dia de sua profissão, especialmente aqueles que operam nas proximidades do aeroporto, do terminal rodoviário e de grandes atrativos turísticos", disse o secretário Fábio Nery, da SEMDEC. "Por exemplo, fizemos contato com a STRANS, para aliviar o trânsito no embarque e desembarque do aeroporto, e estamos entrando em contato com a administração do Terminal Rodoviário, que é administrado pelo Estado, para apresentar algumas reivindicações dos taxistas, como iluminação e segurança", completou.
O programa prevê a qualificação de taxistas que preferencialmente atendem a pontos turísticos de Teresina, através da realização de cursos de Qualidade no Atendimento ao Turista, com carga horária de 40 horas/aula, e Inglês Conversação Aplicado ao Turismo, com duração de 80 horas/aula. Após a conclusão, o taxista receberá um selo de identificação, que o torna qualificado a prestar informações aos visitantes. Para dinamizar esse atendimento, os hoteis deverão dar preferência ao chamamento de táxis cadastrados no programa, sempre que um hóspede solicitar a condução.
fonte cidadeverde.com