quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Com velório no seu 'casarão', Genu Moraes é homenageada em Teresina


Com velório no seu 'casarão', Genu Moraes é homenageada em Teresina


O sepultamento acontecerá às 8h30 desta quinta-feira no cemitério São José, em Teresina

A alegria de Genu Moraes agora está eternizada. Apesar da emoção pela perda desta grande mulher, familiares e amigos não esconderam a felicidade ao lembrar do quanto a filha do ex-governador Eurípedes de Aguiar foi importante na vida de todas as pessoas, e pelo que representou ao estado do Piauí.
A morte de Genu Moraes, de 87 anos, foi confirmada na manhã desta quarta-feira (07/01) vítima de uma parada cardíaca. Genu já estava internada desde o último dia 24 de dezembro, com quadro de infecção intestinal. Ela era uma pessoa muito querida pelos piauienses por ter sido um símbolo para as mulheres de muitas gerações.
O velório acontece no casarão da família, onde morou Eurípedes de Aguiar,na avenida Antonino Freire, próximo à praça Pedro II. O sepultamento será às 8h30 desta quinta-feira no cemitério São José, zona Norte de Teresina.
O casarão, que é um lugar histórico, era uma das paixões de dona Genu, e recebe amigos e familiares para as últimas homenagens. Várias personalidades do estado enviaram coroas de flores.
JOÃO CLAUDINO LAMENTA
O empresário João Claudino esteve no velório prestando as últimas homenagens à amiga e à família. Para ele, ela era uma mulher espetacular e muito inteligente.
"Acredito que vai deixar muitas saudades. Ela chamava a atenção pelo conhecimento e era uma figura muito importante para nosso estado. Vai fazer muita falta em tudo", disse o empresário.
ag.JPG
"ME ENSINOU A VIVER"
Já apresentador Mariano Marques, da TV Antena 10, que chegou a morar três anos no casarão de Genu Moraes, afirmou que o maior ensinamento que recebeu dela foi aprender a viver.
"A alegria dela é o que mais vai ficar marcado na minha memória. Ela era alegre demais. Ela me ensinou a viver respeitando a todos, principalmente as diferenças. Ela dizia que eu ia ser famoso, mas que jamais poderia deixar de ser simples", comentou o apresentador.
ag1.JPG
CASARÃO PODE VIRAR CENTRO CULTURAL
O filho de Genu Moraes, Jozias Benedicto, em conversa com o empresario João Claudino afirmou ter interesse de transformar o casarão em um centro cultural. Seu João aprovou a ideia e disse que isso seria muito importante para a valorização da nossa história e da memória de dona Genu.
ag3.JPG
RUA INTERDITADA
Parte da rua Antonino Freire foi interditada para melhorar o tráfego de pessoas que passam pelo velório. Uma viatura da Polícia Militar está posicionada em frente ao casarão. Policiais acompanha a movimentação. O velório vai acontecer também durante toda a noite, uma vez que o sepultamento só ocorrerá amanhã às 8h30, no cemitério São José.
ag4.JPG
QUEM JÁ PASSOU PELO VELÓRIO
Já se despediram de Genu Moraes o prefeito de União, Gustavo Medeiros; os jornalistas Ítalo Mota, Alice Honório, Cláudia Tajra, Fábio Teles, Pedro Alcântara, Dina Magalhães,
Luciano Coelho, Tereza Val, Rosa Edite, Gil Costa; o apresentador Mariano Marques; o empresário João Claudino; o ex-secretário de Segurança Carlos Lobo; a Defensora Pública Elizabete Aguiar e o esposo, Onésio Aguiar; o ex-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina Luís Airton, o ex-governador Guilherme Melo; o ex-secretário de estado Romildo Mafra; o líder comunitário Chiba; dentre outros amigos.
OPÇÃO PELO CASARÃO
Jozias Benedicto, filho de Genu Moraes, explicou porque escolheram fazer o velório no casarão, localizado na rua Antonino Freire.
ag5.jpg
"Nós optamos pelo casarão porque aqui era a vida dela. Ela lutou muito por este lugar e o amava demais, por isso o preservou muito bem. Tenho certeza que o desejo dela era ser velada aqui, então, só fizemos sua vontade", disse Jozias.

MORTE DE EURÍPEDES
Há 62 anos morria o pai de Genu Moraes, o ex-governador do Piauí Eurípedes de Aguiar. Filho do desembargador Helvídio Clementino de Aguiar e de Genoveva Nogueira Lobão de Aguiar, Eurípedes de Aguiar morreu em março de 1953. Ele era formado pela Universidade Federal da Bahia com doutorado em Paris e também poeta e jornalista. Sua carreira política começou como intendente de Floriano e em 1916 foi eleito governador do Piauí e a seguir deputado estadual (1920-1923) e senador (1924-1930) durante a República Velha. Após a redemocratização do país em 1945 ingressou na UDN e foi partícipe da eleição de José da Rocha Furtado para o governo do Piauí em 1947. Candidato a governador em 1950, foi derrotado por Pedro Freitas.
ag6.JPG
APL FAZ HOMENAGEM
A Academia Piauiense de Letras (APL) reconheceu a importância de Genu Moraes para o estado e a homenageou com uma coroa de flores. O legado de Genu para a cultura do Piauí é imensurável. Outras instituições e famílias importantes também mandaram coroas de flores.
ag9.JPG
IMPORTÂNCIA SEM TAMANHO
Para o presidente da APL, advogado Nelson Nery Costa, Genu Moraes foi a mulher piauiense mais importante do século XX.
ag10.JPG
"Ela vivia muito na Academia e tinha um grande carinho por ela. Não foi artista, não foi política e nem escritora, mas deu uma dimensão cultural enorme ao Piauí", disse o presidente da APL.
"TINHA AMIZADE MATERNA"
O deputado federal eleito Heráclito Fortes, que chegou ao velório acompanhado do deputado estadual Wilson Brandão e do ex-prefeito de São João do Piauí, Robert Paes Landim, destacou a amizade familiar que tinha com Genu Moraes e toda sua importância para o Piauí.
ab.JPG
"Eu a conheci há muito tempo. Ela era muito amiga da minha família e a tratava com uma amizade materna. Recebi ela no meu café da manhã e onde ela chegava era um festa. O Piauí perde uma referencia nacional que marcou época e é um ícone da socuedade brasileira", comentou o parlamentar. Ele chegou acompanhado do deputado Wilson Brandão e do ex-prefeito de São João do Piauí Robert Landim.
MAIS FOTOSab1.JPG
ag2.JPG
ag7.JPG
ag8.JPG
DSCN2333.JPG
DSCN2341.JPG
DSCN2344.JPG
DSCN2345.JPG
fonte 180graus.com