Kléber Eulálio tentará consenso com aliados para disputar vaga no TCE
Por outro lado, Marcelo Castro confirma apoio a Mauro Tapety.
O prefeito de Picos, Kléber Eulálio (PMDB), confirmou interesse em ocupar o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Para isso, ele terá que enfrentar uma disputa acirrada pelos votos dos 30 deputados que vão escolher o novo conselheiro. Kléber Eulálio, que é ex-deputado estadual informou ao ODIA que vai procurar parlamentares de seu partido para conversar e depois buscar diálogo com outros deputados.
Segundo ele, a intenção do ex-deputado Mauro Tapety, também do PMDB, em disputar o cargo interfere em seu processo de avaliação do lançamento de sua candidatura, mas Eulálio garantiu que tem interesse em ser candidato. “Hoje eu não posso dizer que vou ser candidato, mas também não descarto. Preciso conversar com meus companheiros do PMDB para depois ir atrás de outros parlamentares”, disse o prefeito.
Foto: Elias Fontinele/ODIA
Kléber Eulálio mantém nome à disposição para disputar vaga no TCE
Por outro lado, o deputado federal e presidente do Diretório do PMDB no Piauí, Marcelo Castro, afirma que o ex-deputado estadual Mauro Tapety (PMDB) é consenso dentro do partido para disputar vaga. “O candidato escolhido pelo PMDB é o Mauro Tapety. Além do PMDB, ele também terá apoio de outros partidos”, garante.
Eulálio foi deputado por oito mandatos e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí por quatro vezes, além de ter ocupado a Secretaria de Governo por três vezes. Ele deixou o parlamento, mas ano passado apoiou o filho Severo Eulálio (PMDB), que foi eleito deputado estadual.
O fato do vice-prefeito de Picos, Padre Walmir, ser do Partido dos Trabalhadores, pode levar Kléber Eulálio a buscar o apoio do PT para a vaga, tendo em vista que em caso de ser eleito conselheiro, o PT ficaria com a prefeitura da terceira maior cidade do Estado. Até agora o PT não se reuniu oficialmente para discutir o assunto, mas o nome do ex-deputado João de Deus (PT) é tido como nome de consenso para receber apoio da sigla.
O cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado possui salário vitalício de R$ 25 mil, além do direito de julgar o exercício financeiro das contas de prefeituras, secretarias de Estado, além do governador. As inscrições para a vaga serão abertas quando o TCE encaminhar à Alepi a declaração de vacância do cargo ocupado por Anfríso Lobão, que pediu aposentadoria pouco antes de completar 70 anos de idade.