Governo vai universalizar ponto eletrônico e assiduidade levará a promoções de servidores
O secretário Estadual de Administração, Franzé Silva, anunciou nesta quinta-feira (2) que o cadastramento dos servidores, que deu início mês passado, resultará na universalização do ponto eletrônico.
A proposta do governador Wellington Dias (PT) é adotar a assiduidade e produtividade do funcionário como um dos critérios para promoções e melhorias de benefícios salariais.
“A folha de pagamento será interligada ao ponto eletrônico. Os descontos serão feitos automaticamente, as faltas serão computadas e vamos utilizar a pontualidade como item de avaliação para uma fase que o governador quer estabelecer que é a meritocracia. O governo quer criar estímulos, critérios de assiduidade e compromisso para a produtividade e isso levará benefícios ao servidor”, disse Franzé.
Segundo o secretário, após a conclusão do recadastramento serão ampliados os locais com pontos eletrônicos.
Hoje, existem 283 máquinas que controlam a frequência dos servidores em Teresina (177) e interior do Estado (106). O que representa 32% dos servidores que batem ponto.
A ideia é recadastrar 90 mil servidores no Estado. A primeira etapa iniciou no dia 23 de junho e vai até 22 de agosto. Nessa fase, o funcionários abrirá o site www.recad.pi.gov/SIPREV e atualizará todos os seus dados. A segunda etapa será de 1 de setembro a 30 de outubro onde haverá a entrega de documento de forma presencial.
Evitar último dia
Franzé Silva orienta os servidores a antecipar os dados no site e não deixar para a última hora.
“O que orientamos é que o servidor antecipe o processo, evite o congestionamento no último dia. O servidor procure fazer com calma o cadastro, corrija antes de enviar e coloque o maior número possível de dados”, disse o secretário.
Ele ressaltou que os dados irão ajudar o governo a definir o enquadramento do servidor.
“O cadastramento faz parte do processo de organização da máquina pública. Vamos avançar do sistema de pagamento de folha para um sistema de gestão de pessoas”.