segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Professores deflagram greve geral por tempo indeterminado na UFPI


Professores deflagram greve geral por tempo indeterminado na UFPI

Em todo país já são 34 instituições greve somente a classe dos docentes, já que se levar em consideração os técnicos administrativos o número sobe para 67


Os professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) se reuniram na tarde desta segunda-feira (10/08), em assembleia onde deflagraram greve geral na instituição. A aprovação da medida foi aceita por ampla maioria. 
(Foto: Ascom/UFPI)
A assembleia ocorreu em Teresina e nas regionais de Picos, Bom Jesus e Parnaíba. De acordo com os docentes da UFPI, a greve será por tempo indeterminado. Fora os docentes, os técnicos-administrativos da instituição também já estão paralisados. 
Alexis Leite (Foto: Ascom)
De acordo com Alexis Leite, diretor sindical da ADUFPI, o atual momento é ideal para os docentes da UFPI acolherem a greve dos servidores públicos federais. “A greve é último recurso encontrado por nós para pressionar o governo federal a ampliar os investimentos na educação pública, e dar respostas ao descaso frente à profunda precarização das condições de trabalho e ensino nas Instituições Públicas. Hoje não temos infraestrutura adequada para trabalharmos, um bom plano de carreira, nem mais segurança temos dentro da UFPI”, pontua Alexis.
A pauta das reivindicações nacional está estruturada em cinco eixos como: defesa do caráter público da universidade; melhores condições de trabalho; garantia de autonomia, reestruturação da carreira e valorização salarial de professores ativos e aposentados. Outro ponto é a defesa contra a terceirização dos serviços públicos
Em todo país já são 34 instituições de ensino superior em greve, isso se for considerado somente a classe dos docentes, já que se levar em consideração os técnicos administrativos o número sobe para 67 IES. A greve geral dos docentes da UFPI pautada no último encontro, apesar de ter tido a maioria dos votos, não foi aprovada por não ter dois terços dos votos a favor.
fonte portal o olho Com informações de Felipe Farias - Ascom ADUFPI