segunda-feira, 23 de maio de 2016

Nupevid emite nota de repúdio contra estupro coletivo em Bom Jesus


Nupevid emite nota de repúdio contra estupro coletivo em Bom Jesus


O Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid) se manifestou publicamente através de nota de repudio ao estupro coletivo ocorrido no último sábado (21) no município de Bom Jesus envolvendo uma adolescente de 17 anos.

A nota vem manifestar publicamente seu mais profundo repúdio ao caso que chocou a sociedade pela violência e frieza. A nota é assinada pela promotora Amparo Paz . Veja a nota na íntegra:

O Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid) se manifestou publicamente através de nota de repudio ao estupro coletivo ocorrido no último sábado (21) no município de Bom Jesus envolvendo uma adolescente de 17 anos. 
A nota é assina vem manifestar publicamente seu mais profundo repúdio  ao caso que chocou a sociedade pela violência e frieza. A nota é assinada pela promotora Amparo Paz. Veja a nota na íntegra
 
Mais uma vez, a sociedade piauiense assiste perplexa à extrema violência contra a mulher. O lamentável ocorrido reforça o sexismo e o machismo exacerbado existentes na sociedade, que ainda preserva características patriarcais e enxerga a mulher como mero objeto sexual, uma concepção formulada por uma sociedade que permanece estruturalmente machista.
 
Assediar e agredir uma mulher que se nega a manter qualquer tipo de contato, ou encontra-se fora de sua plena capacidade de discernimento, é um desrespeito incalculável e transmite a toda a sociedade que a mulher não é sujeito de direitos, mas sim um objeto que existe para satisfazer as vontades masculinas.
 
Oportuno lembrar a Convenção de Belém do Pará, que em seu artigo 6? indica que “é direito de toda mulher ser valorizada e educada livre de padrões estereotipados de comportamento e costumes sociais e culturais baseados em conceitos de inferioridade e subordinação”.
 
A busca pela efetivação dos direitos humanos das mulheres tem como imperativo o enfrentamento a todas as manifestações que legitimam, naturalizam ou justificam a violência de gênero. O Nupevid entende que situações como a que ocorreu no município de Bom Jesus vão de encontro a esses princípios, na medida em que representam um desvalor à figura da mulher.
 
Ressalta-se, pois, que o enfrentamento a todo tipo de violência contra a mulher é uma pauta fundamental para a construção de relações sociais mais justas e igualitárias. Dessa forma, reforçamos nosso total repúdio ao ocorrido na cidade de Bom Jesus e reafirmamos o compromisso com o respeito aos direitos humanos das mulheres, espelhado nos projetos desenvolvidos pelo Nupevid e na luta diária pelo reconhecimento da mulher como ser de direitos, no fim das relações de opressão existentes na sociedade e no enfrentamento à violência.
aos direitos humanos das mulheres, espelhado nos projetos desenvolvidos pelo Nupevid e na luta diária pelo reconhecimento da mulher como ser de direitos, no fim das relações de opressão existentes na sociedade e no enfrentamento à violência.

fonte cidadeverde.com