quarta-feira, 8 de junho de 2016

Símbolo esportivo Entenda como vai ser a passagem da Tocha Olímpica em Teresina


Símbolo esportivo

Entenda como vai ser a passagem da Tocha Olímpica em Teresina

A chama chega amanhã (09) no Piauí e passará pela capital no dia 10.

Amanhã (09) é a vez do estado do Piauí receber a Tocha Olímpica, símbolo do maior evento esportivo do mundo, as Olímpiadas. Este ano, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos vão acontecer no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, de 05 a 21 de agosto.

Para celebrar esse acontecimento, a chama passa por todas as capitais brasileiras e o Distrito Federal, sendo mais de 300 cidades contempladas, durante 95 dias. Nessa quinta-feira ela chega ao litoral piauiense, em Parnaíba. Depois, será a vez de Piracuruca, Piripiri, Campo Maior, Altos e por fim, em Teresina, no dia 10.

Para o prefeito Firmino Filho, “a tocha incorpora em Teresina o espírito olímpico que passa a ser dominante no Brasil e isso traz uma diferença para o esporte. E a gente também espera apresentar a cidade para o resto do mundo”, disse.

Imagem: Andreia Soares/ GP1Firmino Filho(Imagem:Andreia Soares/ GP1)Firmino Filho
Na capital, o revezamento da Tocha se inicia na Avenida Kennedy (zona Leste), próximo ao Carvalho Supermercado, passando pela Avenida João XXIII e Frei Serafim até chegar ao Palácio de Karnak. Depois, segue pela Avenida Maranhão até o Parque Lagoas do Norte, Alameda Parnaíba, com chegada no estacionamento da Ponte Estaiada. 

Segundo o coronel Jaime Oliveira, serão 734 pessoas envolvidas na parte operacional. “São 200 da Prefeitura Municipal, 300 das Polícias Civil e Militar e 234 da área de trânsito que é a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptram) e Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE)”, afirmou. 

Imagem: Andreia Soares/ GP1Coronel Jaime Oliveira(Imagem:Andreia Soares/ GP1)Coronel Jaime Oliveira
Em Teresina, 45 pessoas foram selecionadas para conduzir a tocha em um percurso de 17 km, onde cada um percorrerá por 200 metros. As mesmas foram escolhidas por fazerem a diferença no lugar onde vivem. Entre eles, o radialista Joel Silva e o coordenador da Associação Cultural de Capoeira Escravos Brancos, Mestre Albino. “Estar à frente nesse gesto simbólico que é universal é uma honra e eu tenho que fazer com responsabilidade e consciência que eu tenho cumprido um papel importante na sociedade”, declarou Joel. 

Imagem: Andreia Soares/ GP1Joel Silva(Imagem:Andreia Soares/ GP1)Joel Silva
Vale ressaltar que a chama que viaja de cidade em cidade é a mesma, sendo protegidas em lanternas de segurança, onde a tocha do primeiro condutor é acesa e a cada troca de condutor, cada um acende a da pessoa seguinte. 

evento ainda contará com apresentações culturais e artísticas e shows com bandas locais, como: Validuaté, Top Gun, Lilly Araújo e banda, entre outros. 

fonte gp1