terça-feira, 12 de julho de 2016

Instituto promove ação ambiental no Piauí e recolhe lixo jogado na praia


Instituto promove ação ambiental no Piauí e recolhe lixo jogado na praia

Em apenas 60 minutos, foram recolhidos 80 sacos de 100 litros de resíduos jogados na praia

O Instituto Tartarugas do Delta, no último domingo (10), promoveu uma ação ambiental na Praia da Pedra do Sal, em Parnaíba. Em apenas 60 minutos, foram recolhidos 80 sacos de 100 litros de resíduos jogados na praia. Todo o material foi destinado para a Sucata “O Crispim” que trabalha com a comercialização de produtos recicláveis.
O objetivo foi sensibilizar as pessoas sobre o descarte inadequado do lixo e fortalecer os conceitos sobre responsabilidade social e cidadania. Segundo Werlanne Magalhães, uma das fundadoras do instituto, o projeto é executado desde 2006, realizando o trabalho de conservação das tartarugas marinhas no litoral do Piauí.
“Nós priorizamos áreas estratégicas, áreas de desova, berçários naturais para espécies ameaçadas de extinção, como a tartaruga de couro. Para se ter uma idéia, esta espécie apenas desova com regularidade no litoral do Piauí e do Espírito Santo”, explicou.
Recentemente, os municípios de Luis Correia e Parnaíba reconheceram a tartaruga marinha como patrimônio natural. “Nossa proposta é sensibilizar todos aqueles que freqüentam as nossas praias e aumentar o número de colaboradores. Segundo estimativa, cerca de 200 animais morrem todos os ano nas costas brasileiras, ingerindo lixo ou se acidentando com embarcações e redes de pesca”, afirmou Werlanne.
O instituto trabalha com programas ambientais para escolas, artesãos e profissionais do turismo no litoral na tentativa de conscientizar as pessoas para não descartarem lixo na praia. Atualmente a ONG tem seis voluntários e está buscando novos parceiros. Os interessados devem entrar em contato através do email institutotartarugasdodelta@gmail.com ou pelo facebook https://www.facebook.com/projetobiomade/. As próximas ações serão desenvolvidas dias 30 e 31 na praia de Atalaia, em Luis Correia.

fonte www.portalaz.com.br