Após audiência, estudantes decidem deixar reitoria da Ufpi e ocupar auditório
Os estudantes que participam do #OcupaUfpi se reuniram em audiência de conciliação com representantes da Universidade Federal do Piauí. A reunião tem como objetivo discutir as demandas locais do movimento e impedir a judicialização do pedido de reintegração de posse do prédio da Procuradoria Geral Federal. Ficou acertado que os alunos desocuparão o salão Nobre da Ufpi até sexta-feira (18). A universidade decidiu ceder o auditório do Centro de Ciências da Educação para os alunos ficarem até a votação da PEC 55 no Senado Federal.
A audiência foi realizada na 5ª vara da Justiça Federal e contou com a presença do Reitor da Ufpi, Jose Arimatea Lopes, o procurador do Ministério Público Federal (MPF), Kelston Lages, a juíza da 5ª vara, Marina Rocha, e do procurador geral Federal, Dr. Virgolino da Silva Coelho Neto.
Na audiência, os líderes do #OcupaUfpi discutiram 12 pontos da pauta de reivindicação dos alunos. Entre eles: maior segurança do campus, acessos de alunos da educação à distância ao empréstimo de livros, um espaço democrático no site da Ufpi para discutir a PEC 55, melhoria estrutural das residências universitárias, fornecimento de suco no Restaurante Universitário, não perseguição dos alunos que participam do movimento, dentre outros.
Todos os 12 pontos foram acordados e, caso a universidade descumpra o acordo, terá que pagar multa que será estipulada pela Justiça. O reitor Arimatea Lopes considerou o acerto favorável para as duas partes. "Eles continuarão a ocupação sem prejudicar o trabalho da Procuradoria", disse o reitor, ressaltando que as exigências dos alunos não terão forte impacto na dotação orçamentária da universidade e que os recursos estão garantidos.
Os estudantes estão há quase um mês ocupando o Salão Nobre da reitoria da Ufpi contra a PEC 55, que estabelece um teto de gastos públicos por até 20 anos . A Procuradoria Geral Federal quis a reintegração de posse porque, segundo o órgão, a ocupação está impedindo o acesso dos servidores da PGF ao prédio. Com isso, processos, como antecipação de colação de grau e licitações, estão se acumulando.
O estudante do curso de Biologia, Héctor Belém, considerou positivo o resultado da audiência. "Estamos saindo vitorioso dessa reunião pelo menos no que diz respeito às demandas locais", ressaltou.