Associação destaca ‘moralidade e ética’ do promotor Benigno Filho e refuta acusações
Durante 40 anos o promotor é sempre investigado
Pela segunda vez, nas últimas 24 horas, a Associação Piauiense do Ministério Público (APMP) divulga notas em solidariedade aos promotores com suposto envolvimento em possíveis irregularidades. A APMP presta solidariedade ao promotor João Benigno, refutando o comentário “Quem prende o promotor?, da coluna do jornalista Arimatéia Azevedo, de terça-feira, no Portal AZ e jornal O Dia.
A primeira nota saiu em defesa do promotor Regis Marinho, na segunda-feira, enaltecendo as qualidades do associado e, na terça-feira, divulgou outra nota defendendo João Mendes Benigno Filho, flagrado em conversa com o prefeito de Piripri, Luis Menezes, num campo de futebol, onde, pelo teor da conversa, tratava de processo a que o prefeito responde na área eleitoral.
Na nota, o presidente da APMP Glécio Paulino Setúbal da Cunha e Silva, diz que as publicações do Portal AZ colocam em xeque a conduta do citado promotor e aproveita para destacar que João Benigno “continuará atuando e prezando pela legalidade, moralidade e ética no exercício de suas funções, como sempre fez, ao longo de mais de 40 anos de Ministério Público”.
Eis a nota da APMP na íntegra:
“Em relação ao editorial "Quem prende o promotor?", publicado na coluna do jornalista Arimatéa Azevedo, veiculada nessa terça-feira (4) no Jornal O Dia, e, ainda, a publicação da matéria "Corregedor manda apurar denúncia sobre promotor fazendo 'acerto' com prefeito de Piripiri", na mesma data, assim como repetidas matérias tratando do mesmo tema, também publicadas pelo Portal AZ, a Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), entidade representativa de Promotores e Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí, vem a público manifestar total apoio ao promotor João Benigno Filho.
Infelizmente, a forma como o conteúdo jornalístico foi exposto coloca em xeque a conduta do citado promotor. O Promotor de Justiça João Mendes Benigno Filho confirma que encontrou com o prefeito de Piripiri, Luis Menezes, em jogo de futebol no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. Porém, o promotor reafirma que “em momento algum citou qual era o seu posicionamento após o desabafo de Luis Menezes se referindo aos processos movidos contra ele pela coligação derrotada na última eleição no município de Piripiri”.
O Promotor de Justiça João Mendes Benigno Filho reforça, ainda, que esta matéria, do presente processo, já foi julgada e arquivada no decorrer da campanha política.
O Promotor de Justiça informou ainda que, respondeu ao processo perante ao Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, e foi absolvido por unanimidade, pelo Tribunal Pleno.
Sem mais a acrescentar, a Associação Piauiense do Ministério Público renova o apoio ao trabalho dos promotores de justiça do Piauí em especial, neste caso, ao promotor João Benigno Filho, que, certamente continuará atuando e prezando pela legalidade, moralidade e ética no exercício de suas funções, como sempre fez, ao longo de mais de 40 anos de Ministério Público.
Atenciosamente,
Glécio Paulino Setúbal da Cunha e Silva
Presidente da Associação Piauiense do Ministério Público